Primeira Corrida do Historic Endurance com Jesus Fuster, António Gutierrez, João C. Costa/Francisco Gil e Nuno Nunes a vencerem nas suas categorias

A deslocação do Historic Endurance ao Algarve nem sequer estava programada no início da época, mas as contingências atuais com provas internacionais a serem canceladas, fez com que a competição transportasse a sua áurea especial até ao sul de Portugal pela sétima vez consecutiva.

Foi debaixo de um calor abrasador que Carlos Barbot, com o fantástico Merlyn MK4, se mostrou o mais rápido em pista na qualificação, melhorando, inclusivamente, o seu tempo do ano passado, com 2:07.667, mas um problema com a direcção nessa sessão, não o deixou alinhar para a corrida, o que deixou o competitivo piloto espanhol Jesus Fuster, no seu Porsche 911 3.0 RS, com o caminho livre na primeira linha da grelha, sendo o primeiro dos H-76. Uma Pole Position que foi ouro sobre azul para o piloto espanhol, pois aproveitou da melhor forma no início da corrida para ganhar logo distância para os seus adversários. Do segundo lugar da grelha saiu a dupla Miguel Ferreira/Francisco Carvalho no seu eficaz Ford Escort RS1600, segundos da categoria H-1976 que no início da corrida se envolvem numa aguerrida luta pelo segundo lugar com o Porsche 911 3.0 RS de Bruno Duarte/Filipe Jesus.

Em primeiro dos H1971 qualificou-se o Porsche 2.5 ST do piloto espanhol António Gutierrez, que no arranque disputava um lugar com o Porsche 911 3.0 RS português de Carlos Brízido. João Mira Gomes/Nuno Afoito saíram da sétima posição, mas lideravam a categoria H-GTP e trocavam de posição com o Porsche 911 2.8 RSR de Piero Dal Maso, que vinha focado em subir posições.

O fantástico BMW 2800 CS de Domingos Sousa Coutinho/Pedro Bethencourt era nono na grelha e segundo dos H71, mas no início da corrida via-se envolvido nas movimentações no miolo da pista e teve alguma dificuldade em manter a posição. Francisco Gil e João Campos Costa traziam um bonito Ford Mustang, saíram da décima posição da grelha e eram os líderes da categoria H65 com o modelo americano. Com uma boa toada, atrás desta dupla formava-se uma interessante luta entre o BMW 2002 Ti de Carlos e Lucas Rivera, o Alfa Romeo TI Super de Paulo Rompante, o Lotus Elan de Luis Tojeiro e o Porsche 911 SWB de Nuno Nunes, todos de categorias diferentes, mas a lutarem entre si. A tentar chegar-se a este grupo estava o peculiar Saab Sonett III de Paulo Sousa/Francisco Pinto, que é sempre uma das atrações destas corrida pela sua raridade.

A dupla ibérica, com o espanhol Roberto Diaz Rincón e o português Jorge Santos no bonito Alfa Romeo GTAm vinham logo a seguir a disputar a categoria H71, mas era com o o Alfa Romeo GTA de João Sardinha/Ricardo Pereira que tinham que se preocupar, pois vinha logo atrás e era o primeiro dos Gentlemen Drivers Spirit. Paulo Rompante com o elegante Alfa Romeo TI Super fez o 15º lugar, mas era 2º da HGTP. enquanto Nuno Nunes colocava o Porsche 911 SWB em 2º da Gentlemen Driver Spirit. Carlos e Lucas Rivera traziam o seu bem cuidado BMW 2002 Ti no 18º lugar com Luis Tojeiro de Lotus Elan (como convidado) logo atrás. Depois destes, uma das lutas mais bonitas da competição, Jorge Guimarães no seu Volvo 121 fazia companhia ao imponente Jaguar MK2 de José Carvalhosa, este último que era o segundo dos H65 que ainda tinham o Ford Cortina Lotus de Manuel Ferrão na perseguição a fechar o terceiro lugar da categoria Gentlemen Drivers Spirit.
 
Segunda metade da corrida mais empolgante
Com as entradas nas boxes e os diferentes tempos de paragem que cada um tinha para cumprir, consoante o seu handicap, causou a geral azáfama do pelotão nas boxes.
.
Jesus Fuster manteve-se impávido e sereno no primeiro lugar, já que imprimiu uma forte toada durante toda a corrida, mas, a bem da verdade, Carlos Brízido, com o seu Porsche 911 3.0 RS até chegou a liderar… por uma volta durante a troca de pilotos.

Bruno Duarte/Filipe Jesus colocavam o seu Porsche 911 3.0 RS no segundo lugar e mantinham acesa a disputa com o Ford Escort RS 1600 de Miguel Ferreira/Francisco Carvalho, mas depois das paragens obrigatórias nas boxes há dois novos intervenientes na luta pelos lugares cimeiros: o Lotus Seven de João Mira Gomes e Nuno Afoito, que faz uma recuperação fantástica e o Porsche 911 2.8 RSR de  Piero Dal Maso, que também surge no grupo da frente.  Mesmo o Ford Mustang de João C. Costa/Francisco Gil já roda com tempos próximos do líder, ainda que mais atrás na classificação, mas a liderar os H65..

O ex-piloto do ELMS, Jesus Fustar, era líder destacado, mas com um problema na caixa e começa a rodar mais devagar e parceria do Escort RS 1600 e do Lotus 7, estavam com ritmo para conseguir apanhar o líder. No entanto estas equipas também sentem problemas adicionais e o piloto espanhol vence a categoria H76. Todavia quem chega com um sorriso maior nos lábios é a Piero Dal Maso no seu Porsche 911 2.8 RS que corta a meta em segundo lugar da mesma categoria, depois de travar uma excelente luta com os Porsche 911 3.0 RS de Bruno Duarte/Filipe Jesus e de Carlos Brízido, a dupla que no final consegue o terceiro lugar da H76 e Carlos Brízido que fica com o 4º lugar.

O piloto espanhol António Gutierrez vence a categoria H71 de Porsche 911 2.5 ST, mas logo atrás, em segundo da mesma categoria chegam Diaz-Rincón/Jorge Santos de Alfa Romeo GTAm, com os terceiros da H71 a serem Domingos Sousa Coutinho/Pedro Bethencourt no BMW 2800 CS após forte recuperação,

João Campos Costa/Francisco Gil levam o seu bonito Ford Mustang ao primeiro lugar da categoria H65, com Paulo Rompante de Alfa Romeo TI Super logo atrás, este que foi segundo dos H-GTP. Ainda na H65, o segundo classificado foi o bem-disposto José Carvalhosa, com o espectacular Jaguar MK2, enquanto o imaculado Porsche 356 de Francois Guerin garantia o terceiro posto desta H65.

O vencedor da Gentlemen Drivers Spirit, para Turismo  Nuno Nunes, suplantava com o seu Porsche 911 SWB o Ford Cortina Lotus de Manuel Ferrão e o Alfa Romeo GTA de João Sardinha/Ricardo Pereira.