Aloísio Monteiro em evolução termina Rali de Roma na 16.ª posição
Aloísio Monteiro está a entrar na história do FIA ERC 2019 pelas suas fantásticas recuperações no derradeiro dia de prova. Se no Rali da Polónia o piloto do Porto havia recuperado incríveis 17 lugares na Geral, o Rali de Roma não ficou muito atrás desse registo com o piloto da The Racing Factory a terminar a prova no 16.º lugar depois de ter entrado no último dia de evento no 23.º lugar.
Aloísio Monteiro admite que a prova italiana não começou como pretendia, mas mostra-se satisfeito com o desenvolvimento da prova e com o resultado obtido apesar do mau início. “Fizemos um bom trabalho de casa, preparámos bem o rali mas talvez tenhamos apostado no ‘cavalo errado’. No último teste antes do rali fiquei com a sensação que tínhamos encontrado o set-up ideal para a prova. Porém, quando começámos a prova no sábado de manhã rapidamente percebemos que algo não estava bem. Sofremos muito com as curvas mais lentas, ainda que o carro nas zonas rápidas estivesse ok. Tentámos resolver no primeiro service, mas sabíamos que tínhamos de aguardar pelo final do dia para corrigir os pontos chave que nos iriam permitir rodar no TOP20 no domingo”, começou por explicar o piloto que acabaria por se mostrar satisfeito com o resultado: “Acho que no domingo, depois de corrigida a suspensão e num dia longo e com muitas especiais,
fizemos alguns tempos de registo e mostrámos que podemos andar neste Europeu a rodar entre o TOP-10. Naturalmente que temos de ser mais constantes e melhorar a nossa experiência com o carro… mas isso implica também fazer mais quilómetros. Gostava de agradecer a toda a estrutura The Racing Factory por todo o profissionalismo, pois sem este esforço e dedicação estou certo que este resultado não teria acontecido.”
Já Justino Reis, diretor da equipa The Racing Factory, admite que o Rali de Roma foi uma prova interessante e difícil mas sente que a equipa correspondeu às expectativas: “Foi mais uma prova do FIA ERC muito desafiante e disputada com muita intensidade, onde as altas temperaturas forçaram a um forte empenho da equipa técnica que foi obrigada a estar com especial atenção às afinações do Skoda Fabia R5. A evolução da equipa de profissionais da The Racing Factory presente na prova garantiu que todo o evento tenha decorrido de forma muito positiva e que se tenha prestado um apoio imprescindível na evolução da performance do Aloísio Monteiro ao longo de toda a prova”, explicou.
O próximo desafio da dupla Aloísio Monteiro/Sancho Eiró é o Barum Rally, sexta prova do Campeonato Europeu de Ralis e o quarto desafio da equipa nesta competição. A prova que se realiza na República Checa vai para a estrada entre os dias 14 e 16 de Agosto nos arredores de Zlín