Rodrigo Correia e Miguel Paião com táctica perspicaz no Constálica Rallye Vouzela

Rodrigo Correia assinou mais uma prova notável e, paulatinamente, vai arquivando as dúvidas que lhe surgiram no início deste novo ciclo da sua carreira desportiva. No Constálica Rallye Vouzela, o piloto de Reigoso, Oliveira de Frades, não só alcançou um excelente resultado em termos competitivos, como absorveu mais uma grande porção evolutiva, em nítido crescendo de prova para prova.

O piloto de 16 anos do Kia Picanto GT Cup, acompanhado por Miguel Paião, realizou uma prova tacticamente inteligente, ultrapassando de forma incólume todas as dificuldades que encontrou pela frente e, no final das seis provas especiais, estava obviamente muito satisfeito com o resultado conseguido no Constálica Rallye Vouzela que encaixa na perfeição nos objectivos traçados à partida.

«As coisas correram bem, melhor do que a equipa estava à espera, e que alcançámos um excelente resultado final. Penso que aplicamos a táctica mais adequada às circunstâncias, não cometemos erros e isso reflectiu-se no final, com o 15.º lugar à geral e segundos posicionados na classe P2, apenas superados por uma viatura muito mais evoluía que a nossa», começou por dizer o piloto da região de Lafões.

«Felizmente que a evolução tem sido rápida pautada com muito rigor, em que a nossa história tem sofrido mutações constantes à medida que vamos enfrentando os desafios, pelo que já estamos focados no nosso próximo compromisso sempre com a determinação de absorver os ensinamentos transmitidos pelo Miguel Paião que tem desempenhado uma tarefa extraordinária», acrescentou.

Rodrigo Correia sai de Vouzela ainda mais confiante e optimista em relação ao futuro e particularmente ao Rallye Vidreiro Centro de Portugal – Marinha Grande, quinta ronda do Campeonato Portugal de Ralis, na estrada nos próximos dias 9 e 10 de outubro.

«Vai ser, na minha concepção, uma competição interessante, porque marca a estreia do troféu monomarca de ralis, o Kia Picanto Rally Cup, permitindo medir forças com viaturas iguais para todos, fiáveis, catalogados na categoria RC5, com o aliciante de integrar o pelotão do Campeonato Portugal de Ralis», certificou o mais jovem piloto nacional de ralis.

Refira-se que Rodrigo Correia, a correr praticamente em casa, uma vez que é de Oliveira de Frades, mas estuda na Escola Profissional de Vouzela, viveu este fim-de-semana um cenário inédito ao nível competitivo, dado que teve os amigos de perto a incentivá-lo, sobretudo pelas redes sociais devido ao distanciamento social imposto em resposta à epidemia da Covid-19.

Para quem encarou o Constálica Rallye Vouzela pela primeira vez ao volante precisa de controlar a ansiedade e, o jovem piloto, fê-lo com a habilidade que o caracteriza, afirmando que «foi excepcional ter recebido mensagens de incentivo dos meus amigos, deixando inúmeros “post” no Instagram, Facebook e em outras redes sociais, estando muito grato por os ter “próximo” de mim».

«Naturalmente que foi uma prova com sabor especial, até pelo simples facto de ter assistido ao seu nascimento quando tinha apenas nove anos de idade, mas muito do que fizemos no Cosnstálica Rallye Vouzela foi a pensar na próxima prova e estamos confiantes que podemos chegar a mais um bom resultado», disse ainda Rodrigo Correia, motivado «pelos meus parceiros, aos quais agradeço a confiança e nós depositada, nomeadamente, Constálica, Castrol, Travocar, Cácio – Sublime Furniture, Caves Primavera, InspeÁgueda, Sin Profile, Promolafões – Organizamos Emoções, Astrilusa – Representações, Creactive, autolook.pt, Facting, Gapmec – Economistas e Consultores, Motor Vision, Movielight e Consultâmega».

O Constálica Rallye Vouzela, terceira prova pontuável para o Campeonato Centro de Ralis, foi vencido pela dupla Fernando Teotónio e Luís Morgadinho (Mitsubishi Lancer Evo IX), enquanto Carlos Matos e Ricardo Faria (Peugeot 208 T16 R5) destacou-se na classe X5 e os mais rápidos da competição do Gondomar Automóvel Sport, promovido pela Promolafões. No entanto, Armando Carvalho e Ana Santos (Mitsubishi Lancer Evo V) foram que reuniram o maior número de pontos do Campeonato Centro de Ralis e vencedores do Desafio Kumho 1.