Pedro Dias da Silva e José Janela em busca de resultado de relevo nesta 34ª Baja Portalegre 500
Está tudo a postos nas fileiras do PRK Sport Rally Team para a 34ª edição da conceituada Baja Portalegre 500, numa organização da divisão ACP Motorsport, do ACP, jornada que conta, uma vez mais, para a Taça do Mundo FIA da modalidade, e que pontuará como a 5ª e penúltima prova do entretanto restruturado Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2020.
À semelhança das anteriores, serão de novo três as formações inscritas pela equipa nabantina: Pedro Dias da Silva/José Janela apresentam-se nos estradões de terra da capital do Alto Alentejo ao volante da versão mais recente da Ford Ranger EXR05 Proto (nº 210), tendo como ‘escudeiros’ Edgar Condenso/Nuno Silva, em pick-up semelhante (nº 217), surgindo ambos integrados na baja internacional de TT com o cunho da FIA; já Michael Braun/Ivo Santos regressam ao activo aos comandos do Porsche Cayenne Proto (nº 609), estando inscritos no denominado Evento Nacional.
Quanto a objetivos Pedro Dias da Silva volta a apostar num bom resultado: “Eis-nos chegados à mais conceituada das provas nacionais de TT, evento onde pretendemos alcançar o resultado que, por uma razão ou por outra, nos tem fugido ao longo do corrente ano. A aposta recai na Ranger EXR05 Proto, viatura que estará à altura de nos permitir lutar com os nossos adversários, não só do habitual e forte leque de equipas do CPTT, como das formações estrangeiras inscritas. Estamos conscientes da dureza da prova e da validade dos nossos adversários, mas todos queremos alcançar aqui em Portalegre um resultado de relevo”.
Com centro nevrálgico nas instalações da NERPOR, a Baja Portalegre 500 inicia-se com as habituais verificações técnicas e documentais da manhã de quinta-feira (5 de Novembro), que culminarão com a entrada das viaturas concorrentes em Parque Fechado. A secção competitiva desenrola-se ao longo dos dois dias seguintes, com outras tantas Etapas, contemplando 440 km cronometrados, integrados num percurso total de pouco mais de 606 km.
A 1ª Etapa inicia-se às 09h05 de sexta-feira (dia 6), levando os concorrentes até à Especial de Qualificação (SS1, 5 km), que começa para o primeiro na estrada às 09h30. Findo esse processo haverá um reagrupamento a anteceder o Sector Selectivo nº2, troço cronometrado de 85 km e que tem início marcado para as 14h00. Segue-se uma passagem pelo Parque de Assistência (120 minutos), antes do regresso das viaturas ao Parque Fechado (18h10). No domingo (dia 7) corre-se a 2ª Etapa, com partida madrugadora pelas 06h10, para depois se cumprirem os restantes dois Sectores Selectivos – SS3 (07h00, com 170 km) e SS4 (12h45, com 180 km) – intervalados por uma visita de 30 minutos às Assistências (09h30). O final desta 5ª prova do CPTT 2020 está agendado para as 15h30, logo após o controlo de chegada do último Sector Selectivo.