Martim Marques garante top-5 no Campeonato de Portugal de Karting

Martim Marques, que se estreou esta época na categoria Juvenil do Campeonato de Portugal de Karting com apenas 8 anos de idade (!), sendo o piloto mais novo do pelotão, garantiu, na quinta e última jornada, disputada este fim de semana, no Kartódromo de Viana do Castelo, o top-5.

Apesar da classificação da quarta prova estar suspensa, o jovem piloto de Vila Nova de Gaia deverá concluir o campeonato dentro do top-5 entre 17 classificados, sendo um desfecho assinalável atendendo à sua idade. Para além das condições atmosféricas muito adversas – bastante frio e chuva –, o chassis do kart de Martim Marques revelou-se pouco colaborante na derradeira prova do Campeonato de Portugal de Karting da categoria Juvenil. Mas, com a garra que lhe é conhecida, o jovem piloto de Vila Nova de Gaia, que há pouco tempo completou apenas 9 anos de idade, conseguiu rodar nos lugares da frente no Kartódromo de Viana do Castelo. Integrado na equipa RAC – Racing Academy & Competition,

Martim Marques começou por ser o quinto mais rápido na sessão de treinos cronometrados e na primeira manga de qualificação viu a bandeira xadrez na quarta posição, tendo na segunda cruzado a meta no quinto lugar, o que lhe deu igual posição na grelha de partida da Pré-Final. Nesta, Martim Marques continuou a sentir que o chassis do seu kart não estava colaborante, mas, mesmo assim, com o seu esforço, conseguiu ser quinto classificado, tendo na Final, encerrado o top-5. “Durante todo o fim de semana, senti que a frente do meu kart não estava bem e à chuva tornou-se ainda mais difícil para eu impor o meu ritmo.

De qualquer modo, apesar de estar sempre a perder cerca de duas décimas de segundo para a concorrência, consegui rodar nos lugares da frente e terminar quer a Pré-Final quer a Final no top-5, o que acabou por me deixar satisfeito atendendo às circunstâncias”, referiu o piloto da RAC – Racing Academy & Competition. Já a partir de amanhã, Martim Marques tem pela frente mais uma dura competição, nomeadamente o Rotax Max Challenge International Trophy que se prolongará até domingo no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, competição que tem 260 pilotos inscritos de várias nacionalidades, em seis categorias distintas.