Play/AutoAçoreana Rali - prova inaugural do novo Troféu de Ralis vai para a estrada nos dias 28 e 29 de fevereiro em São Miguel
Organizado pelo Grupo Desportivo Comercial, com a Play/Fábrica de Tabaco Micaelense e com o Grupo AutoAçoreana, o Play/AutoAçoreana Rali 2020 vai realizar-se numa única etapa, constituída por duas secções. A primeira secção realiza-se no dia 28 de fevereiro, com a disputa de um novo traçado de uma super-especial nos arruamentos que ladeiam o Parque Urbano de Ponta Delgada, num percurso com extensão de 2,10 km. No dia 29 de fevereiro, são as provas especiais Pico da Pedra (7,5 km), Cumeeira Grande (9,5 km) e Vista do Rei/Feteiras (8,28 km), a percorrer por duas vezes, que compõem o traçado desta prova.
O Play/AutoAçoreana Rali é a primeira prova da mais recente competição desportiva motorizada, na disciplina de rali, a realizar na ilha de São Miguel, em pisos de terra, nos dias 28 e 29 de fevereiro. O calendário é composto por quatro provas, das quais são contabilizados os três melhores resultados.
Depois segue-se o 55.º Azores Rallye, prova pontuável para os campeonatos europeu, nacional e açoriano de ralis, que este ano verá também a sua primeira etapa contar para a nova competição de ralis a realizar em São Miguel. A competição prossegue em julho, com a realização, entre 24 e 25, do Rali de Verão, prova a disputar em pisos de asfalto e candidata a integrar o calendário do Campeonato dos Açores de Ralis de 2021. O Play/AutoAçoreana Rali termina em novembro, entre os dias 6 e 7, com a realização do Além-Mar Rali, evento que encerra igualmente o Campeonato dos Açores de Ralis.
O rali possui uma extensão de provas disputadas ao cronómetro de 52,66 km, num traçado total de 155,88 km. «Este evento constitui-se como uma enorme oportunidade de aferir a prontidão da nossa equipa técnica e aplicar alguns novos conceitos resultantes da participação de alguns elementos da nossa formação no último seminário da FIA. O rali usa, para seu traçado, alguns troços que são acarinhados pelos pilotos, nomeadamente com proximidade com as Sete Cidades, mas também percorrendo o troço das Feteiras, no sentido em que foi realizado na edição de 2019 do Azores Rallye. Assim sendo, cremos estarem criadas as condições para uma jornada de trabalho e apuro, nesse fim de semana, onde ensaiamos também outros cenários, nomeadamente na nova Super Especial, que se disputa a norte da cidade de Ponta Delgada», concluiu António Medeiros, diretor de prova do Play/AutoAçoreana Rali 2020.