Vitória de Azcona e Bennani novo líder do campeonato
Partindo do primeiro lugar da grelha, Mikel Azcona e o CUPRA estiveram imbatíveis na primeira das duas corridas da jornada de encerramento do TCR Europa, no circuito madrileno de Jarama, enquanto a luta pela discussão do título viveu momentos de grande emoção. O líder Mike Halder (Honda) despistou-se e ficou, por isso, em branco no que toca à soma de pontos, ao contrário do seu adversário direto, Mehdi Bennani (Audi), que aproveitou bem o deslize do piloto alemão para lhe arrebatar o comando do campeonato. A discussão do título, na segunda e derradeira corrida desta temporada, vai ser um assunto entre Bennani (250 pontos), o já referido Halder (242 pontos) e ainda Nicolas Baert (220) e John Filippi (217), quarteto que deverá encontrar o traçado de Jarama ainda mais traiçoeiro, com a chegada da chuva.
A primeira corrida, em que todos os pilotos alinharam com pneus de piso seco, embora a pista apresentasse zonas bastante húmidas devido à chuva que caíra ao princípio da manhã, foi dominada em absoluto por Azcona, que teve sempre Teddy Clairet (Peugeot) e Mat’o Homola (Hyundai) no seu encalço. O momento de maior “agitação” ocorreu na nona das 15 voltas, quando Mike Halder, então um tranquilo nono classificado… apostado em não arriscar a sua liderança no campeonato, queimou uma travagem e nunca mais controlou o seu Honda, acabando fora de pista já depois de abalroar o Honda do argentino Franco Girolami.
A partir daí, tanto Bennani (4º) como o seu colega de equipa Nicolas Baert (7º) passaram, mais do que nunca, a ter como objetivo terminar a corrida, para encurtarem a distância pontual face a Halder.
A Corrida 2, que vai decidir o título e encerrar a temporada de 2020 do TCR Europa, terá início às 13h10 (14h20 em Espanha).