Época 2020 do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, Clássicos 1300 e Legends encerra no Estoril Racing Festival
A última jornada dupla da atípica temporada de 2020 do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, Clássicos 1300 e Legends, organizada pela Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos (ANPAC), vai realizar-se nos dias 11 a 13 de dezembro integrada no Estoril Racing Festival.
Será o final de festa de uma temporada muito dura devido à incidência da pandemia de Covid-19. Provas anuladas exigiram um enorme esforço da ANPAC para conseguir levar a bom porto a edição 2020 dos Campeonatos de Portugal de Velocidade Clássicos, Clássicos 1300 e Legends.
Porém, não podemos deixar de elogiar o excelente comportamento de todas as equipas e pilotos que, perante a necessidade de cumprimento de regras exigentes, o fizeram sem hesitação. E num contexto tão dramático de plena crise sanitária e económica, disseram presente assegurando enorme competitividade e mantendo viva a velocidade nacional.
O pano vai correr sobre a temporada 2020, tendo como palco o Autódromo do Estoril, com uma lista de inscritos que toca os 45 concorrentes divididos pelos Clássicos, Clássicos 1300 (20 carros) e Legends (25 carros).
O Estoril Racing Festival espraia-se por três dias começando a ação na sexta feira, dia 11, com a realização dos treinos livres e cronometrados e, depois, as primeiras corridas dos Clássicos, Clássicos 1300 e Legends no sábado, dia 12 de dezembro. Finalmente, o fecho da competição com as segundas corridas no domingo dia 13 de dezembro.
Convirá lembrar que no Estoril Racing Festival os pontos recolhidos pelos pilotos conheceram um valor de majoração de 1.5, o que significa que o pecúlio final será multiplicado por esse fator. Um dado adicional de interesse para as provas do Estoril Racing Festival dedicadas aos Clássicos 1300, Clássicos e Legends.
Como tem sido norma rígida, a ANPAC tem como maior preocupação a segurança dos pilotos, membros das equipas e seus familiares. É por essa razão que voltamos a apelar à responsabilidade de todos para o cumprimento das regras básicas: uso de máscara todo o tempo em que estiverem nas instalações do Autódromo do Estoril; sempre que possível, manter o distanciamento social de dois metros; evitar circular pelas instalações do complexo sem absoluta necessidade; desinfeção regular das mãos e evitar ajuntamento de mais de 5 pessoas, mesmo nas boxes.
João Macedo Silva, presidente da ANPAC: “Confesso que estou muito satisfeito com o trabalho que a ANPAC desenvolveu para manter a velocidade à tona depois do confinamento. Estamos no ato final da complicada temporada de 2020 e tenho de agradecer a todos os elementos da ANPAC pelo seu trabalho. Mas tenho de deixar um agradecimento especial ao Paulo Alves por tudo aquilo que faz e por ser o rosto da ANPAC junto dos pilotos. Depois, agradecer aos nossos associados pelo exemplo que deram no cumprimento das apertadas regras de segurança que fomos forçados a impor. Foi graças a isso que pudemos realizar as provas que nos encaminharam até à jornada final no Estoril, apesar de limitações alargadas a todo o país. O excelente exemplo dado pelo desporto motorizado valeu-nos o rótulo de baixo perigo de contágio. Por isso estivemos no Algarve e agora no Estoril. A ANPAC agradece a todos o esforço feito e pede para nesta última jornada todos manterem o mesmo registo de respeito pelas orientações da DGS, da FPAK e da ANPAC. Acredito que 2021 será um ano melhor e com um campeonato ‘normal’ face ao que vivemos em 2020.”
Fonte: ANPAC