O êxito do Attalaia Clube na estreia como organizador do Ciset 4X4

Disputou-se em Setúbal no passado dia 20 de Outubro, a penúltima prova do Challenge Ibérico Supe Extreme Trial 4x4, prova que contou com a organização do Attalaia Clube e da APTE (Associação Portuguesa de Trial Extremo). Esta foi a primeira vez que o Ciset 4x4 visitou estas paragens, numa prova que ficou desde logo marcada por um grande sucesso a todos os níveis, desde os preparativos à organização da mesma, sem nunca esquecer os detalhes, o que ofereceu as melhores condições aos participantes e ao público.

A vasta lista de inscritos proporcionou um evento com bastante animação em praticamente todas as classes, numa altura em que se começam a tornar conhecidos os vencedores da maior competição de Trial 4x4 que se disputa na Península Ibérica. 

Os pontos recolhidos em Setúbal foram preciosos para muitas equipas, e poderão ser decisivos na hora da contagem final que acontecerá após a grande festa Ibérica, a realizar em Málaga no final de Novembro.

O programa do Ciset 4x4 Setúbal de 2019 começou com um curto prólogo de 15 minutos para cada uma das classes participantes. Posteriormente, com base nos tempos obtidos nos prólogos, formaram-se as grelhas de partida para os setores de resistência disputados da parte da tarde, com duas horas de duração para as classes Super Proto e Proto e com 1h30m de duração para as classes Promoção e Fun.

Classe Fun: Team Bichos do Mato – Quase ´intocável´ em Setúbal

Luis Silva e a sua equipa ´Team Bichos do Mato´ conseguiram em Setúbal uma vitória expressiva sobre os seus adversários, mas mais importante do que isso, foram os pontos obtidos que poderão reverter-se no título de vencedor da classe no final da temporada.  

No curto mais intenso prólogo, a equipa mais rápida foi o ´Team Tutti Frutti´ de Henrique Santos ao conseguir a volta mais rápida com apenas 1m12,8s.  Em segundo lugar ficou Manuel Cazalla do ´Team Goca´, o outro dos principais interessados nos pontos do primeiro lugar.  Já Luis Silva conseguiu apenas o terceiro lugar.

Na resistência, a história foi completamente diferente.  Henrique Santos, vencedor do prólogo ficou pelo caminho sem dar uma volta sequer.  Manuel Cazalla não conseguiu capitalizar a vantagem do segundo lugar obtido no prólogo, com alguns contratempos que não o deixariam ir além do terceiro lugar.  

Bruno da Cruz (Team Clinica Auto&Cruz Compressores) também teve a sua parte de azares, porém também conseguiu dar três voltas, mas significativamente mais rápido que Cazalla, sendo suficiente para ficar á frente do espanhol.   Já Luis Silva, que teve uma prova menos atribulada, conseguiu dar 10 voltas ao circuito, inalcançável para os demais, conquistando uma vitória tranquila.

No final Luis Silva subiu ao posto mais alto do Pódio, com Bruno da Cruz em segundo e Manuel Cazalla.

Apesar das condições altamente favoráveis a Luis Silva, o título da classe ainda não está decidido, podendo em Espanha e no caso da ausência do português, o título da class Fun ser atribuído a Manuel Cazalla, caso este consiga vencer.

Classe Promoção: Emanuel Lux voou para a vitória

Emanuel Luz (Team Repower 4x4) ficou mais perto do título de vencedor da Classe Promoção do Ciset 4x4 depois de uma espetacular vitória na prova de Setubalense, onde teve Carlos Oliveira (Equipa O Cantinho / MM6018) como principal adversário.

O primeiro líder da prova organizada pelo Attalaia Clube foi o espanhol Manuel Fitz (Team Zapatito 4x4 /Euro4x4parts/ Mas4x4/ SBM4x4) que conseguiu superar toda a concorrência no prólogo. Emanuel Luz, embora limitado face a um problema com o carro, ainda consegui dar uma mão cheia de voltas, assegurando o segundo melhor tempo. A completar o pódio mais internacional de toda a prova e vindo de Gibraltar ficou Fabian Pereira (Team Gibextream).             

Na prova de resistência, Emanuel Luz e Carlos Oliveira acabarão por ficar praticamente sós na luta pela vitória, ao mesmo tempo que os seus adversários iam sucumbindo aos problemas que a pista lhes ia colocando.  A excelente prestação de Carlos Oliveira que conseguiu dar 12 voltas  na pista não foi suficiente para  superar o Team Repower 4x4 que conseguiu dar 14 e vencer a resistência.  Mais uma vez, vítima de problemas e apesar de ter demonstrado bastante velocidade e capacidade, Manuel Fitz não conseguiu dar mais do que 4 voltas, ficando-se pelo terceiro lugar.

Emanuel Luz conseguiu assim mais uma vitória para o seu já recheado palmarés, enquanto Carlos Oliveira conquistou o segundo lugar e Manuel Fitz o terceiro.

O título de vencedor da Classe apenas será decidido em Málaga, com  Emanuel Luz a ter que se preocupar principalmente com Manuel Fitz.  No entanto, o espanhol tem que ser ambicioso e cauteloso o suficiente, pois ainda tem algumas hipóteses matemáticas de conseguir ser o vencedor final.

Classe Proto: Ângelo Tiago vence prova após luta renhida com Bruno Bastos e Domingos Dinis

A classe Super Proto terá sido a mais disputada do Ciset 4x4 Setúbal de 2019, primeiro por ter sido a mais participada, mas em segundo porque três equipas lutaram bastante entre si pela viória final.

O equilíbrio de forças começou a fazer-se notar logo no prólogo com Bruno Bastos (Exigente TT) a conquistar o primeiro lugar por escassas milésimas a Paulo Amaro (Team Burpizza/LM4/Fragoso & Filhos). Também Ângelo Tiago (Team Helder Tiago Offroad) ficou muito perto, a menos de meio segundo de distância, completando assim o pódio provisório.

Na prova de resistência o vencedor do prólogo daria por terminada a sua participação apenas com quatro voltas realizadas. Já Ângelo Tiago conseguiu dar 12 voltas e assim assegurar a vitória. Bruno Bastos (Exigente TT) e Domingos Dinis (Alçapoes.pt) deram ambos 11 voltas,  porém Bruno Bastos foi um pouco mais rápido e assegurou o segundo lugar á frente do seu adversário.

Nas contas do Ciset 4x4, Ângelo Tiago aproximou-se de Bruno Bastos, ao passo que Domingos Dinis deixou aumentar um pouco a distância para a ´frente da corrida´. Se é certo que o pódio final será ocupado por estes três pilotos, as posições de cada um estão longe de estar definidas, pelo que a viagem até Espanha é praticamente obrigatória para todos.

Classe Super Proto: Luís Jorge soma mais um triunfo

Luís Jorge (Team Hortícolas Team/Café Snack Bar “A Curva”), um dos mais consagrados pilotos da modalidade, embora este ano não tão presente no Ciset 4x4, não quis deixar passar a oportunidade de enfrentar um novo desafio, deslocando-se até Setúbal para conquistar mais uma vitória.

No entanto, quem fez a melhor operação de contabilidade foi Adriano Santos (ASH Team/Euro4x4 Parts), que já deu por encerradas a seu favor as contas pelos títulos de Vencedor da Classe Super Proto e também da subclasse Super Proto Gasolina.  O segundo lugar conquistado pelo piloto madeirense garantiu os pontos suficientes para o colocar a salvo do seu principal rival, Vítor Matos do Team Base Branca 4x4.

Esta classe apesar de ser aquela onde militam as máquinas mais espetaculares do Ciset 4x4 e até ter tido um bom número de participantes que fazia prever um despique muito interessante pela vitória, acabou no final por se revelar aquela em que os resultados foram os mais uniformes, com Team Hortícolas Team/Café Snack Bar ´A Curva´ a vencer tudo quanto havia para vencer, o SH Team/Euro4x4 Parts a ser sempre segundo e Team Base Branca 4x4 a ser sempre terceiro.