6 perguntas a... Clube Automóvel da Régua

1. De que modo é que esta pandemia, que levou ao adiamento das provas desportivas, vai alterar o futuro do desporto automóvel nacional?
O momento que vivemos não nos deixa, ainda, ter uma perspetiva clara do que poderá acontecer no futuro, e o facto de não sabermos quando acabará, deixa muitas questões em aberto. Na visão do Clube Automóvel da Régua, o futuro das provas desportivas do ano de 2020 será bastante diferente, muitas provas serão reagendas e muitas outras canceladas. No que nos diz respeito, já cancelámos a primeira edição da prova “Super especial da cidade da Régua”. Estamos, no entanto, bastante otimistas de não será necessário o cancelamento de nenhuma outra prova, mas poderá, no entanto, haver reagendamentos, uma vez que o ano desportivo de 2020 se alagou até janeiro de 2021.

2. Que envolvimento tem tido o Clube no combate à pandemia na comunidade em que está inserido?
Temos estado bastante atentos ao que se passa na cidade do Peso da Régua, já entrámos em contacto com várias associações do concelho e fora do conselho, no fundo, associações que têm vindo a ser nossas parceiras, no sentido de perceber quais são as suas maiores dificuldades. Neste momento, já temos material de proteção a caminho para ser doado a estas associações.

3. O que é que o Clube tem feito neste período de confinamento?
Desde o momento em que foi declarado estado de emergência nacional, toda a direção do clube tem estado em isolamento, alguns estão em teletrabalho e outros encontram-se com a atividade suspensa. Ainda assim, continuamos todos em contacto, não só uns com os outros mas também com todas as entidades reguladoras do desporto automóvel, no sentido de continuar a trabalhar nas organização das nossas provas, para que, assim que seja possível retomar o campeonato estejamos prontos para o fazer.

4. Atualmente, e agora por maioria de razão, fala-se muito do SimRacing. Acham que esta é uma modalidade que pode ganhar espaço no nosso desporto?
Não temos ainda opinião formada quanto a essa modalidade e não é, de momento, uma opção para o Clube.

5. Acham que o convívio social futuro vai ser diferente do atual? Vamo-nos passar a comportar de forma diferente?
Não acreditamos que assim seja, o povo português é um povo de afetos e convívios, temos a certeza que este mau momento passará e que todos voltaremos a conviver tal como antes.

6. Alguma mensagem que queiram deixar?
Gostávamos de deixar uma palavra de esperança a todos os nossos sócios, simpatizantes, patrocinadores e ao público em geral que acompanha as nossas provas. Queremos que saibam que esta pandemia irá passar e mais cedo, ou mais tarde, retomaremos os nossos eventos e voltaremos a conviver, com grande alegria. Neste momento, é importante que se mantenham calmos e tomem todas as medidas sugeridas pela Direção Geral de Saúde e pela Organização Mundial de Saúde. Quanto mais nos protegermos e cuidarmos, mais depressa ultrapassaremos isto!