Campeões da temporada decidem-se em jornada dupla

A PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2020 vai conhecer os seus Campeões já neste fim de semana, numa inédita jornada realizada na região de Alicante em Espanha – o Rally La Nucía-Mediterráneo – e que terá a particularidade de atribuir duas pontuações e, consequentemente, os títulos de 2020.

São 10 as equipas inscritas na prova organizada pela Automóvil Club AIA, duas portuguesas e 8 espanholas, a grande maioria com os olhos nos títulos de 2020, tendo em conta que estão 60 pontos em jogo, divididos por um único dia. A vantagem atual recai para Alejandro Cachón/Alejandro López, Sergí Francoli/María Salvo e Pedro Antunes/Pedro Alves, os ocupantes provisórios dos lugares do pódio, grupo que se encontra separado por menos de 13 pontos.

 Corrido em asfalto, o Nucía-Mediterráneo divide-se, assim, em dois ralis, estabelecendo-se uma primeira classificação a meio da jornada, após as 4 Especiais da manhã, altura em que se atribuem as respetivas pontuações, para depois, à tarde, os contadores serem de novo recolocados a zero, reiniciando-se nova luta pela vitória, encontrando-se nova classificação no final das 4 Especiais da tarde. No seu todo, a prova estrutura-se em oito especiais, sendo cerca de 130 os quilómetros cronometrados.

Esta foi a solução possível que a organização da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, a cargo da Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, com logística da Sports & You, encontrou, na sequência da anulação do Rali Vidreiro, de modo a poderem contabilizar-se 4 pontuações, de acordo com o previsto na versão mais recente do Regulamento Desportivo da copa.

UM ALARGADO LEQUE DE POTENCIAIS CANDIDATOS AOS TÍTULOS

Nada diria que a Temporada 3 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2020 viesse a ter estes contornos de final de época, mas o alinhar de um conjunto de situações – nomeadamente a situação de pandemia em que nos encontramos e que, aquando da primeira vaga, obrigou a uma total reformulação do calendário inicial, passando-se dos 6 ralis inicialmente previstos para apenas 4 jornadas, e mais recentemente, a anulação do Rali Vidreiro, levou a que a sua última jornada do ano se tivesse de dividir em duas, com a concordância das respetivas federações de automobilismo de Portugal e Espanha.

Compondo-se de 8 Especiais, num total de 130 quilómetros cronometrados, o Rally La Nucía-Mediterráneo deste sábado (7 novembro) terá, assim, o condão de atribuir os títulos de 2020 de Pilotos, Navegadores, Equipas e Taça Júnior da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, assumindo-se numa estrutura dupla, como 3ª e 4ª jornadas da copa, complementando, assim, os primeiros resultados registados no Rali do Alto Tâmega, corrido em agosto último, e do Rally Princesa de Astúrias, realizado há duas semanas, como segunda prova efetiva do atual calendário.

Serão, desta feita, 10 as duplas presentes nesta competição assente no pequeno e competitivo PEUGEOT 208 Rally 4, lote em que se integram duas formações portuguesas e oito representantes de quatro regiões administrativas espanholas.