Lobato e Bastos concluem de forma brilhante época 2020 do Kia GT Cup!

Dificilmente poderia ter sido melhor este primeiro ano do Kia Ceed GT para a família, amigos e equipa de Rafael Lobato. O piloto da Speedy Motorsport começou a época de forma brilhante em Braga e partir daí nunca mais parou, concluindo a temporada no Circuito do Estoril com um feito que ficará para a história: o pleno na estreia da categoria Pro e do carro desenvolvido pela Kia Portugal e a CRM Motorsport!

Apesar da vantagem pontual obtida com o triunfo nas 3 primeiras corridas do fim-de-semana, Rafael Lobato sabia que não podia desarmar perante o vertiginoso crescimento em pista do colega de equipa, Alex Areia, e a experiência de Manuel Gião e Francisco Carvalho. O primeiro já havia roçado o triunfo no sábado e voltou a fazê-lo este domingo. Mas o piloto do carro #4 acabaria sempre por encontrar uma forma de manter atrás de si o até aqui vigente campeão da categoria Júnior (Areia), bem como os restantes adversários, no final de cada corrida.

FEITO HISTÓRICO

Contas feitas, o balanço desta 10ª edição do Estoril Racing Festival não podia ser mais positivo: 6 pole-positions, 6 triunfos e três voltas mais rápidas. No seu encalce, Alex Areia — 2º classificado em todas as corridas de domingo, com Gião a suplantar Francisco Carvalho nas restantes subidas ao pódio.

Apesar da desilusão de não terem conseguido os seus objetivos, houve desportivismo da parte destas duas referências da Velocidade Nacional (Gião e Carvalho), com os dois pilotos a felicitarem o novo campeão da categoria Pro e o trabalho efetuado na afinação do Kia Ceed GT para o piso molhado.

Na categoria Club, Pedro Alves despediu-se de 2020 com mais um triunfo para a conta pessoal, novamente à frente de Francisco Coutinho. Ambos foram acompanhados no pódio por Tiago Madeira, que assim garantiu o 3º lugar da categoria Club. O vice-campeão foi Gonçalo Inácio, ausente da última prova da temporada.

Depois de ter garantido o título na categoria Júnior com três triunfos no sábado, restava a José Maria Bastos o objetivo de sair do Estoril com um pleno em triunfos. Embora se tenha queixado de uma alteração no set-up do seu carro que deixou a traseira do irreverente Picanto GT “descompensada”, o piloto de Cascais conseguiu cumprir na íntegra os seus intentos, apesar da pressão sufocante de Luís Maria Lisboa e João Aguiar-Branco, e dos jovens Pedro Pinto e Manuel Alves, novamente muito rápidos.

Foi nesse contexto que se deu um toque entre Lisboa e Pinto, situação que acabaria por forçar a desistência do piloto do Teaam Nuoorte (Lisboa) quando se encontrava decorrido sensivelmente metade do tempo regulamentar de corrida. Este episódio abriu espaço para que João Aguiar-Branco fechasse o ano com uma subida ao 2º lugar do pódio — resultado que lhe permitiu, assim, festejar também o vice-campeonato, dando corpo a um volte-face absolutamente notável e materializando uma segunda parte da época de sonho para o piloto portuense.

(BOAS) SURPRESAS NA PICANTO CUP

Já na Picanto Cup, a competição que decorreu nas corridas 5 e 6 reservadas aos pilotos do Ceed GT, Francisco Coutinho venceu a primeira contenda, na dianteira de Luís Maria Lisboa e José Bastos, que superou na última volta David Matos Chaves. Mas o triunfo do piloto da BCM Sports (Bastos) na 6ª e derradeira corrida do fim-de-semana, em conjunto com os pontos da pole-position e volta mais rápida, permitiu ao novo campeão da categoria Júnior do Kia Picanto GT somar a ambicionada ‘dobradinha’, juntando ao palmarés esta taça particular.

Noutro plano, destaque para a estreia de Gustavo Junio Moura aos comandos do Kia Picanto, com o jovem piloto a provar que tem a velocidade e apetência do pai Gustavo Moura pelo automobilismo. Já Samuel Teixeira aproveitou as últimas corridas do fim-de-semana para acumular quilómetros na sua introdução ao desporto e ao carro.

Apesar de não ter participado na Picanto Cup, Paulo Gonçalves Duarte terminou o ano em crescendo, cumprindo uma positiva primeira temporada no Troféu Kia Picanto GT. O mesmo sucedeu com as duplas Luís Lourenço/Miguel Lourenço e Vítor Fernandes/Paulo Gaspar, sempre muito divertidas e próximas entre si.

Embora tenha perdido o 3º lugar da categoria Club, Pompeu Simões admitia que o fim-de-semana tinha sido excelente para quem nunca tinha conduzido no Circuito do Estoril, mostrando-se muito satisfeito com as emoções vividas a bordo do Kia Picanto GT ao longo de 2020.

Não menos importante, há ainda que destacar a elevada competitividade da mais recente evolução do Kia Ceed GT, que terminou a cerca de 2s da melhor volta cumprida nesta variante do circuito por um Caterham 420R do Troféu Super Seven by Toyo Tires.

Depois de ouvidos os testemunhos dos diversos pilotos que o puderam experimentar ao longo do fim-de-semana, “incluindo-se aqui membros da família Picanto como Guilherme Dal Maso, João Aguiar-Branco, Pedro Alves e Pedro Pinto”, destaca João Seabra, o novo Ceed GT “revelou um comportamento saudável e ao mesmo tempo desafiante, sem ABS, nem controlo de tração”, confirma o Diretor-Geral da Kia Portugal.

Para Tiago Raposo Magalhães, “vivemos mais um grande fim-de-semana de corridas na companhia dos nossos pilotos. O talento ao volante, juntamente com a qualidade das equipas e a certeza de termos em mãos dois produtos extremamente fiáveis e competitivos — Picanto e Ceed — deixam-nos optimistas para o futuro. Obrigado a todos e até 2021, ano em que iremos trazer ainda mais power to surprise ao Kia GT Cup”, conclui o CEO da CRM Motorsport.

 

Classificação 6 corridas do Circuito Estoril

http://circuitoestoril.alkamelsystems.com/

 

Classificação Kia GT Cup 2020

Pro

1º Rafael Lobato - 165 pts

2º Alex Areia - 120 pts

3º Manuel Gião - 105 pts

Club

1º Pedro Alves - 225 pts

2º Gonçalo Inácio - 124 pts

3º Tiago Madeira/Miguel Martins- 121 pts

Júnior

1º José Maria Bastos - 198 pts

2º João Aguiar-Branco - 172 pts

3º Luís Maria Lisboa - 170 pts

 

Fonte: CRM Motrosport