The Racing Factory enfrenta desafio Europeu...em Portugal
É já no próximo fim-de-semana que a The Racing Factory volta ao Campeonato da Europa de Ralis, participando na ronda portuguesa da competição, o Rally Fafe Montelongo, onde conta com dois pilotos inscritos: Aloísio Monteiro (Skoda Fabia R5 - ERC1) e Pedro Almeida (Peugeot 208 Rally 4 - ERC3 Junior).
O pós-confinamento tornou-se numa temporada ‘non stop’ para a equipa de Santa Maria da Feira que, fim-de-semana após fim-de-semana tem deslocado meios humanos e técnicos para diversas zonas do país de forma a dar resposta aos seus clientes. Os resultados tem sido positivos, como comprova a vitória de Miguel Nunes no passado fim-de-semana no Rally da Ribeira Brava, terceira ronda do Campeonato da Madeira de Ralis. Este fim-de-semana, a The Racing Factory muda-se de malas e bagagens para Fafe, onde o jovem Pedro Almeida, a competir no ERC3 Junior, que regressa ao Europeu depois de ter participado no Rally de Roma Capitale, contará com a companhia do piloto e CEO da equipa, Aloísio Monteiro, em Skoda Fabia R5, que faz a sua estreia no FIA ERC 2020.
O Team Manager da equipa de Santa Maria da Feira, Justino Reis, admite que as últimas semanas tem sido muito produtivas e que neste fim-de-semana a ambição da equipa é manter a toada positiva. “É um orgulho para a The Racing Factory manter esta aposta a nível Europeu e competir, lado a lado, com os melhores pilotos e equipas da Europa. Este rali é extremamente longo, quando comparado com os do Campeonato Nacional, o que acaba por ser positivo para a nossa equipa técnica que terá pela frente um desafio interessante, de forma a estar mais preparada para o que resta da temporada. O nosso foco é fazer com que os nossos pilotos tenham condições para obter bons resultados, dentro dos seus objetivos individuais, mantendo a toada positiva que temos conseguido nas provas em que participamos”, esclareceu Justino Reis.
Para Pedro Almeida, “o objetivo é andar rápido e próximos dos melhores e mais experientes pilotos do ERC Junior, testar o nível competitivo e melhorar o ritmo ao segundo por quilómetro. É esta determinação que levamos e o desafio que temos pela frente, para um rally muito exigente pela quilometragem, pela sequência de classificativas e pela rapidez do traçado”, explicou o piloto de Vila Nova de Famalicão.
Já Aloísio Monteiro, que regressa ao FIA ERC mais de um ano depois da sua participação no Barum Rally Czech 2019, mostra-se “naturalmente satisfeito por regressar à competição, principalmente por o fazermos no nosso país. Esta é uma prova nova o que acaba por ser positivo para quem vem de um período de paragem tão longo, como é o nosso caso. Ainda assim, vamos trabalhar para conseguir um resultado positivo, que orgulhe o nosso público”, explicou o piloto que tinha agendado para 2020 a participação no Azores Rally e Barum Rally Czech, que acabaram cancelados devido ao Covid-19.
O Rally Fafe Montelongo vai para a estrada entre os dias 2 e 4 de Outubro e conta com mais de 535km de extensão total, dos quais 181.44 cronometrados, divididos por 18 especiais de classificação. A prova contará, como habitualmente, com transmissão na Eurosport e Facebook do FIA ERC.