Chuva ‘baralhou’ qualificação do Super Seven by Toyo Tires em Jerez de La Frontera!

Nada como condições climatéricas difíceis para abrilhantar uma competição já de si super... emocionante! Precisamente o ambiente que o público presente no Circuito de Jerez de La Frontera viveu esta tarde com o Super Seven by Toyo Tires, depois de duas sessões de treinos cronometrados marcadas pela argúcia estratégica de uns e o maior controlo do carro de outros na definição das grelhas de partida!

Após 30 minutos de treinos livres com o piso seco, os pilotos da competição promovida pela CRM Motorsport tiveram que se adaptar à tempestade que se abateu pelo circuito mesmo antes da primeira qualificação. Segundo mais rápido na sessão anterior, Luís Calheiros Ferreira (420R) foi uma das vítimas deste volte-face, pois teve dificuldades em imprimir o mesmo ritmo à chuva, ao passo que David Saraiva (420R) não evitou uma saída logo na primeira volta da Q1. Já Diogo Tavares (420R) conseguiu sacudir um episódio semelhante para garantir o 2º lugar da derradeira corrida de Domingo após uma alteração no ‘set-up’ do seu carro.

Ainda nos 420R, e demonstrando o andamento que tem marcado a sua época de estreia no Super Seven by Toyo Tires, Pedro Salvador assegurou a pole-position para as duas corridas que se disputarão amanhã, repartindo a primeira e segunda linhas da grelha com J.J. Magalhães (Corrida 1), Francisco Villar, (Corrida 1), Diogo Tavares (Corrida 2), José Carlos Pires (Corrida 2) e Gonçalo Lobo Vale (Corrida 1).

Não muito longe na tabela de tempos terminaram Sérgio Saraiva e Nuno Pires, antecipando-se boas lutas entre estes pilotos. Estas terão certamente a companhia de Ricardo Rajani, Duarte Lisboa, Diogo Costa, com a disputa do ‘miolo’ entre a nova aquisição da Speedy Motorsport (juntamente com Francisco Villar) e os ‘guerreiros’ do Team Norte a ser mais um dos motivos de interesse desta 4ª ronda da temporada.

Depois do ‘susto’ que apanhou na última prova em Jarama, Nuno Afonso quis apenas “rodar” de modo a sentir-se “mais à vontade com o carro” e curar as agruras físicas que ainda o perseguem, ao passo que Paulo Costa apostou tudo num ‘set-up’ de chuva que acabou por não surtir efeito à medida que a pista secou.

A correr em casa, Daniel González-Vallinas admitiu estar a desfrutar como nunca da experiência no Troféu monomarca à medida que vai aprofundando o conhecimento a bordo do Caterham nº 81 assistido pela BCM Sports, revelando que pretende continuar a disputar o Troféu na próxima temporada.

DIFERENÇAS MÍNIMAS

Nos S1600, repetiu-se o cenário que começa a confundir-se com a competição: os protagonistas de sempre envoltos na incerteza do costume. Tal resultou em mais uma troca de galhardetes na categoria Pro entre Luís Filipe Oliveira, autor das duas pole-positions, e Bernardo Bello, líder da tabela classificativa e autor de uma recuperação notável que o fez terminar separar do #24 por incríveis... 0,046s!

A dividir a terceira posição da grelha encontram-se o regressado João Moniz Galvão e o motivado Francisco Figueiredo. O primeiro admitiu estar “sedento por pódios” e o segundo ‘aterrou’ em Jerez de La Frontera com a confiança própria de quem tinha obtido o melhor resultado da carreira (3º na Corrida 2) na ronda anterior. À espreita de ambos está Miguel Couceiro, de volta ao plantel da competição, e ainda Pedro Lacerda, que volta a contar com assistência da BS Motorsport.

À procura de assegurar a liderança da categoria Business face à ausência de José Kol Almeida, Bruno Martins demonstrou ao que vinha ao marcar o tempo mais rápido nas duas sessões de qualificação. O piloto do Caterham nº 9 da LxWay Auto terá, ainda assim, que contar com a ameaça de Frederico Brion Sanches e de Fernando Costa, com o primeiro a demonstrar um entusiasmo contagiante e o segundo, já recuperado da lesão na mão direita que o condicionou nas últimas provas, determinado a subir mais alguns degraus até chegar ao topo do pódio.

A fechar esta lista estão André Matos e Tiago Sousa, rookies no Troféu monomarca e sem qualquer experiência prévia neste circuito, mas com a paixão de quem se encontra a adorar a experiência nos Seven!

GRANDE AMBIENTE

Na opinião de Tiago Raposo Magalhães, o regresso do Super Seven by Toyo Tires ao Circuito de Jerez de La Frontera tem sido “um sucesso tremendo” apesar da chuva que influiu os treinos cronometrados.

“Temos a sorte de contar com grandes pilotos e equipas no Troféu, a que se junta um ambiente fora-de-série que muito nos orgulha. Todos portaram-se à altura das condições climatéricas, redobrando o interesse e ‘suspense’ em torno da qualificação, estando lançados os dados para duas grandes corridas”, concluiu.

Tal como em Jarama, o desenrolar da ação competitiva deste Domingo poderá ser acompanhado na íntegra via ‘streaming’ ou através do sistema oficial de ‘live-timing’.

Qualificação 1 — Jerez Racing Weekend, 14-15 Setembro 2019

1 - #25  Pedro Salvador (420R)

2 - #21 J. J. Magalhães (420R)

3 - #34 Francisco Villar (420R)

4 - #30 Gonçalo Lobo Vale (420R)

5 - #53 José Carlos Pires (420R)

6 - #333 Sérgio Saraiva (420R)

7 - #54 Nuno Pires (420R)

8 - #7 Diogo Tavares (420R)

9 - #8 Luís Calheiros Ferreira (420R)

10 - #24 Luís Filipe Oliveira (S1600 PRO)

11- #19 Duarte Lisboa (420R)

12 - #23 Diogo Costa (420R)

13 - #33 Ricardo Rajani (420R)

14 - #27 João Moniz Galvão (S1600 PRO)

15 - #57 Bernardo Bello (S1600 PRO)

16 - #81 Daniel Gonzalez-Vallinas

17 - #29 Paulo Costa (420R)

18 - #44 Nuno Afonso (420R)

19 - #22 Miguel Couceiro (S1600 PRO)

20 - #18 Francisco Figueiredo (S1600 PRO)

21 - #37 Pedro Lacerda (S1600 PRO)

22 - #9 Bruno Martins (S1600 BUS)

23 - #77 Frederico Brion Sanches (S1600 BUS)

24 - #43 Fernando Costa (S1600 BUS)

25 - #31 Tiago Sousa (S1600 BUS)

 

Qualificação 2 — Jerez Racing Weekend, 14-15 Setembro 2019

1 - #25 Pedro Salvador (420R)

2 - #7 Diogo Tavares (420R)

3 - #53 José Carlos Pires (420R)

4 - #34 Francisco Villar (420R)

5 - #21 J. J. Magalhães (420R)

6 - #30 Gonçalo Lobo Vale (420R)

7 - #33 Ricardo Rajani (420R)

8 - #8 Luís Calheiros Ferreira (420R)

9 - #333 Sérgio Saraiva (420R)

10 - #54 Nuno Pires (420R)

11 - #23 Diogo Costa (420R)

12 - #19 Duarte Lisboa (420R)

13 - #24 Luís Filipe Oliveira (S1600 PRO)

14 - #57 Bernardo Bello (S1600 PRO)

15 - #44 Nuno Afonso (420R)

16 - #81 Daniel Gonzalez-Vallinas (420R)

17 - #18 Francisco Figueiredo (S1600 PRO)

18 - #29 Paulo Costa (S1600 PRO)

19 - #27 João Galvão (S1600 PRO)

20 - #22 Miguel Couceiro (S1600 PRO)

21 - #9 Bruno Martins (S1600 BUS)

22 - #37 Pedro Lacerda (S1600 PRO)

23 - #77 Frederico Brion Sanches (S1600 BUS)

24 - #43 Fernando Costa (S1600 BUS)

25 - #31 André Matos (S1600 BUS)