O primeira dia do Circuito Montalegre
O Circuito Internacional de Montalegre, recebe este fim de semana a sexta prova da temporada do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy. Organizada pelo Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), a jornada transmontana marca a entrada na recta final da temporada e as posições no campeonato poderão começar a ficar definidas.
Após 2.ª corrida qualificação:
Iniciação
José Correia (Peugeot 205) e Artur Monteiro (Toyota Corolla), dividiram entre si, o pódio nas duas primeiras corridas do dia. Mas, face à ausência de Correia na segunda ida para a pista, Monteiro parte para o derradeiro dia de prova na frente da classificação. Gonçalo Novo (Toyota Starlet), sempre com um ritmo muito constante, conseguiu garantir a “Prata” nas duas corridas. Gonçalo Macedo, com o VW Polo pouco colaborante em termos de caixa de velocidades, não foi além da terceira posição.
Nacional 2 RM
Paulo Sousa (BMW E30) e o regressado João Novo (Peugeot 106), animaram o primeiro dia de corridas destinado às duas rodas motrizes. Mas, na contabilidade do final, a vantagem ficou para piloto de Aveiro. Sousa ficou com o segundo posto e Adão Pinto (Opel Astra) fechou o pódio.
Super Nacional A 1.6
Pedro Tiago fez o pleno neste primeiro dia de provas. Depois do melhor registo nos treinos, venceu as duas primeiras corridas desta jornada e vai partir com uma margem confortável para as corridas de amanhã. Américo Sousa, tal como vem sendo hábito, foi quem mais tentou contrariar o favoritismo do líder do campeonato. Leonel Sampaio fechou o pódio deste sábado e Avelino Martins quatro, numa categoria atualmente “exclusiva” aos Citroën Saxo.
Super 1600
João Ribeiro, aos comando de um Citroën Saxo, chegou a Montalegre no comando do campeonato e assim, depois com um melhor registo nos treinos e na segunda corrida, vai arrancar para amanhã no comando das operações. Mário Teixeira (Ford Fiesta), vencedor da primeira corrida, detém, neste momento, a segunda posição da jornada. António Sousa (Peugeot 208) fechou a contabilidade de sábado no terceiro lugar.
Kartcross
Jorge Gonzaga (ASK EVO18), começou a jornada transmontana a vencer e deu mais um passo para consolidar o comando do campeonato. Sérgio Castro (ASK EVO 2016) e Alexandre Borges (Semog Bravo), que terminaram por esta ordem, travaram um duelo interessante pelos dois restantes lugares do pódio e permitiram que Gonzaga rodasse com mais alguma folga. Igual registo para o trio composto por Nuno Bastos, Mikel Vilas e Rui Nunes todos dentro do 4m18s e que ocuparam por esta ordem o quarto, quinte e sexto lugares, respetivamente.
Super Buggy
A primeira corrida dos Super Buggy desenrolou-se da mesma forma que a sessão de qualificação. Mauro Reis (HSport TT) na frente, Nélson Barata (Toniauto PowerUB) em segundo e Ricardo Faria (Atos Storm) a fechar o pódio.
Fotos por: OMS Rally Photos e Adriano Carneiro
Treinos Cronometrados
Iniciação
Rodrigo Correia (Peugeot 205) precisou de apenas duas voltas para assinar o melhor tempo, 48.003s. Gonçalo Macedo (VW Polo), tal como acontece atualmente no campeonato, foi segundo, a apenas 00.568s de Rodrigo Correia. Gonçalo Novo e André Monteiro, ambos em Toyota completaram, por esta ordem os quatro melhores cronos da qualificação que abriu a sexta jornada do campeonato.
Nacional 2 RM
Paulo Sousa (BMW E30), começou da melhor forma o primeiro dia de provas no traçado transmontano. O Opel Astra de Adão Pinto, com um tempo de 46.721s assegurou o segundo melhor resultado da qualificação. João Novo (Peugeot 106), que depois de uma paragem forçada por questões médicas e enquanto aguarda por uma nova intervenção cirúrgica (ainda em consequência de um acidente de motorizada no mês de Julho, n.d.r), provou que ainda tem uma palavra a dizer. Foi terceiro classificado a 01.081s e tudo indica te teremos um fim-de-semana animado.
Super Cars
Jorge Rodrigues aos comandos do Subaru Impreza conseguiu registar um tempo de 49.989s, na qualificação.
Super Nacional A 1.6
Tal como acontece no campeonato, Pedro Tiago (Citroën Saxo) com um tempo de 44.516s, cumpriu a qualificação com alguma “margem de segurança” sobre o Saxo de Américo Sousa, que assegurou o segundo melhor crono (45.385s). Leonel Sampaio e Avelino Martins, ambos, também, em Citroën Saxo, completaram a qualificação da Super Nacional A 1.6.
Super 1600
Com 10 pilotos a completarem a qualificação dentro do mesmo crono, isto é, todos dentro do segundo “43”, fica mais uma vez confirmado que estamos perante uma das mais competitivas categorias do Campeonato de Portugal de Ralicross, o PTRX. O Citroën Saxo de João Ribeiro, que comanda o campeonato, liderou também a qualificação. Mário Teixeira (Ford Fiesta) foi segundo a 00.344s e André Sousa (Peugeot 207) terceiro com um tempo de 43.378s.
Kartcross
Alexandre Borges (Semog Bravo), com uma média de 83.4 km/h e um registo de 40.951s, rubricou o melhor tempo na primeira ida para a pista. Se não estivéssemos numa sessão de qualificação seria necessário um “photo finish”, para registar a passagem de Rui Nunes (Semog Bravo), que ficou apenas a 00.007s do kart de Borges. O ASK EVO216 de Sérgio Castro protagonizou o terceiro melhor tempo dos treinos. Jorge Gonzaga (ASK EVO18), comandante do campeonato foi quarto e Mikel Vilas (La Base RX1) fechou o “top 5” da qualificação.
Super Buggy
Mauro Reis (Hsport TT), atual líder do campeonato, assinou o melhor crono nos treinos cronometrados com um tempo de 41.803s. Contudo, Nélson Barata (Toniauto PowerUB) tal como acontece no campeonato, voltou a ser o grande opositor, terminando a sessão de qualificação a escassos 00.191s de Reis. Ricardo Faria (Atmos Storm), rubricou o terceiro melhor tempo. Arménio Rodrigues, não completou a qualificação.