O primeiro dia do Ralicross em Lousada

Num fim-de-semana “baptizado” por S. Pedro, o Eurocircuito de Lousada assinala a chegada à penúltima prova do PTRX Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy.

Na 64ª prova organizada pelo Clube Automóvel de Lousada, a chuva e a lama marcaram presença no primeiro dia de provas, mas que se antevê “quente”, isto porque ainda há muitos títulos em aberto.

Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, marcou presença no primeiro dia de provas de Lousada. De acordo com este dirigente, a sua presença justificou-se, para saudar Luís Marinho, o novo presidente do Clube Automóvel de Lousada e depois, "acima de tudo, estar no terreno, ouvir o que os pilotos têm a dizer e recolher as impressões necessárias para melhor preparar a temporada 2020, que passa por garantir mais e melhores corridas, novas metas em termos de divulgação e promoção junto dos órgãos de comunicação social." 

Segunda corrida qualificação

Iniciação

Na segunda ida para a pista Gonçalo Macedo (VW Polo) conseguiu impôr-se a Gonçalo Novo (Toyota Starlet) que terminou a 00:11.693s do vencedor.

Nacional 2RM

Adão Pinto repetiu o feito da primeira corrida. Contudo, desta vez, João Novo que foi segundo viu a bandeira Xadrez a apenas 00:00.799s do Opel Astra de Pinto. Hugo Santos (Honda Civic) fechou o pódio deste primeiro dia.

Super Cars

Entre os Super Cars, o cenário foi idêntico ao da primeira corrida, com Daniel Pacheco a assumir o comando das operações.

Super Nacional A 1.6

José Artur Teixeira (Peugeot 106) repetiu a proeza e venceu a segunda corrida da jornada.

Pedro Tiago (Citroën Saxo) e Tiago Ferreira (Peugeot 106), completaram, por esta ordem o pódio deste primeiro dia de corrida.

Primeira corrida qualificação

Iniciação

Rodrigo Correia (Peugeot 205) partiu na frente e foi quem melhor conseguiu colocar a potência no “chão”. Paulo Macedo (VW Polo) foi segundo, mas nunca teve argumentos para o líder. Gonçalo Novo (Toyota Starlet) e André Monteiro (Toyota Corolla) perderam o contacto com a dupla da frente logo no final da recta da meta. Depois, os problemas de tração continuaram a não ajudar, levando mesmo a que Macedo terminasse a corrida, de forma prematura na ida à Joker Lap, terminando por esta ordem, a primeira corrida da jornada lousadense.

Nacional 2 RM

Adão Pinto (Opel Astra), dominou a primeira corrida reservada às duas rodas motrizes, onde a lama do traçado acabou por obrigar os pilotos a “mão-de-obra”extra, mas que ao mesmo tempo permitiu um grau acrescido de espetacularidade.

Andreia Sousa (Peugeot 306), atual líder do campeonato, sempre com um andamento muito regular, conseguiu “não atascar muito”, manter-se loge da confusão e garantir o segundo posto.

Luís Carvalho em Peugeot 206 fechou o pódio deste primeiro dia.

Super Cars

Daniel Pacheco, aos comandos do Subaru Impreza 4WD conseguiu impor-se a Jorge Rodrigues, também aos comandos de um Subaru Impreza 4WD.

Super Nacional A 1.6

José Artur Teixeira (Peugeot 106) regressou ao traçado da Costilha para fazer “o gosto ao pé” e fê-lo da melhor maneira, a vencer. Leonel Sampaio (Citroën Saxo) foi segundo, mas a escassos 00:00.621s. Luís Morais (Peugeot 106), encerrou o pódio da primeira corrida do dia, numa jornada marcada por chuva e muita lama, que permitiram uma excelente dose de espectacularidade ao público presente nas bancadas da pista de Lousada.

Super 1600

João Ribeiro aos comandos de um Citroën Saxo, terminou a primeira corrida do dia, na mesma posição que ocupa no campeonato, isto é, na frente. Sem cometer demasiados exageros, impôs um ritmo constante e foi quem melhor conseguiu lidar com as adversas condições do traçado de Lousada.

Joaquim Machado e António Sousa ambos em Peugeot 206, completaram, por esta ordem, mas quase “colados”, a primeira corrida do fim-de-semana.

Kartcross

José Soares (Semog Bravo) venceu a primeira corrida do dia. Mas os dois restantes lugares do pódio, reclamados por Pedro Palma (HSport H4) e Alexandre Borges (Semog Bravo), foram discutidos ao milésimo de segundo, o que deixa, desde já, antever um fim-de-semana repleto de adrenalina.

 

Super Buggy

Mauro Reis (HSport TT) começou da melhor maneira a segunda visita do PTRX a Lousada e conseguiu ver a bandeira xadrez com uma vantagem confortável face à “discussão” pelo segundo posto, entre Ricardo Faria (Atmos Storm) e Alexandre Durão (Toniauto), que completaram, por esta ordem o pódio da primeira corrida do fim-de-semana. 

Treinos Cronometrados

Iniciação

Rodrigo Correia (Peugeot 205) dominou a sessão de qualificação, com um crono de 00:50.348s. Contudo, Gonçalo Macedo (VW Polo) a apenas 00:00.156s, deixou claro que não vai facilitar a vida ao atual líder do campoeonato. Gonçalo Novo (Toyota Starlet) assinou o terceiro melhor tempo, a 00:05.154s.

Nacional 2 RM

Nas duas rodas motrizes João Novo (Peugeot 106), mostrou que, apesar da paragem forçada, continua a ter uma palavra a dizer no campeonato. Assinou um crono de 00:47.925s. Adão Pinto (Opel Astra), mas já 00:02.065s, foi quem mais se aproximou de Novo. Luís Carvalho (Peugeot 206) a 00:04.257s, conseguiu o terceiro melhor registo da qualificação inicial.

Super Cars

Daniel Pacheco (Subaru Impreza), na visita a Lousada garantiu o melhor tempo da qualificação, deixando Jorge Rodrigues, também em Subaru Impreza, a 00:05.912s.

Super Nacional A 1.6

Pedro Tiago (Citroën Saxo) com 00:47.198s assinou o melhor tempo. Porém, Leonel Sampaio (Citroën Saxo) ficou a apenas 00:00.766s do comando. José Artur Teixeira (Peugeot 106), foi terceiro, mas já dentro do segundo 48.

Super 1600

Hélder Ribeiro (Citroën C2) foi quem melhor conseguiu colocar a potência na escorregadia pista de Lousada, tendo sido mesmo o único a conseguir rodar no 00:45s.

João Ribeiro (Citroën Saxo) a 00:46.004s, conseguiu o segundo melhor registo, seguido muito de perto pelo Peugeot S1600 de José Eduardo Rodrigues.

Kartcross

Jorge Gonzaga (ASK EVO18), a jogar em casa e já com o título de 2019 garantido, voltou a “puxar dos galões” e reservou o melhor tempo na sessão de treinos cronometrados ( 00:45.724s). Porém, pelos registos conseguidos pela concorrência e com um piso traiçoeiro à mistura, estão reunidas todas as condições para uma jornada bastante animada. Pedro Palma (HSport H4), José Carlos Pinheiro (LBS RX01), José Soares (Semog Bravo) e Rui Nunes (Semog Bravo), completaram, por esta ordem, o top five e todos com uma diferença inferior a 00.01s do líder.

Super Buggy

Mauro Reis (HSport TT) começou a jornada lousadense no comando das operações. Garantiu o melhor tempo (00:49.917s), porém, Alexandre Durão (Toniauto), não deu muita margem de manobra e assinou o segundo melhor crono a apenas 00:00.308s do comandante.

Nélson Barata (Power NB), ainda perfeitamente integrado na luta pelo título assinou o terceiro melhor tempo (00:51.771s).