Os vencedores de Lousada

Diz-se que depois da tempestade vem a bonança e com o traçado da Costilha completamente seco o ritmo e a adrenalina em pista dispararam. Corridas emocionantes e finais impróprias para cardíacos, fizeram parte do programa da penúltima jornada Campeonato. A isto, juntaram-se ainda muitas das contas do campeonato em aberto, nesta segunda prova organizada organizada pelo Clube Automóvel de Lousada do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy.

De salientar que a jornada do CAL serviu para que fossem encontrados os virtuais Campeões de Portugal das categorias Super 1600 e Nacional A1.6. João Ribeiro nem precisou de esperar pela vitória na final, para comemorar e Pedro Tiago, na A1.6, comemorou o título, depois de pela primeira vez ser segundo, desde que alinhou nesta categoria. O autor da proeza de "bater" o Bicampeão, foi José Artur Teixeira, que alinhou com um Citroen Saxo a estrear no Ralicross.

Nas restantes categorias, João Novo fez uma prova em que foi de último, após um toque, até primeiro na Nacional 2RM; Nelson Barata (Power NB) venceu nos Super Buggy; Daniel Pacheco venceu nos Supercars; Rodrigo Correia foi o melhor entre os iniciados e Jorge Gonzaga venceu nos Kartcross.

Finais

Iniciação

Rodrigo Correia (Peugeot 205), confirmou, numa final que acabou por se revelar tranquila a prestação do fim-de-semana. Conseguiu no início da corrida alguma vantagem sobre Gonçalo (VW Polo), ainda houve troca de posições, mas as idas à Joker Lap determinaram as posições finais. Macedo terminou, assim, Lousada no segundo posto e parte para a derradeira prova do campeonato ainda com a possibilidade de discutir o título. Gonçalo Novo, continuou a ter que “lutar” com problemas de caixa no Toyota Starlet, mesmo assim garantiu o último lugar do pódio.

Nacional 2 RM

João Novo (Peugeot 106) venceu uma final imprópria para cardíacos. No ínício da descida da Costilha levou um ligeiro toque, quando discutia a posição com o Astra de Adão Pinto, caiu para último, mas depois fez uma corrida de trás para a frente. Foi conquistando posições e voltou a “encostar-se” a Adão, que acabou por lhe entregar o pódio na ida à Joker Lap. Luís Carvalho (Peugeot 206) foi acompanhando, mas com alguma distância, o duelo na frente e reclamou o último lugar do pódio. Paulo Reis foi quarto e Andreia Sousa, melhor entre as Senhoras, fechou o top 5.

Super Cars

Daniel Pacheco (Subaru Impreza) dominou de forma tranquila a final da SuperCars, seguido por Jorge Rodrigues, também em Subaru Impreza.

Super Nacional A 1.6

José Artur Teixeira (Peugeot 106) de início até parecia ter entregue a corrida a Pedro Tiago (Citroën Saxo), quando optou por entrar na Joker Lap ainda com o pelotão demasiado compacto. Ganhou, mas o segundo lugar de Tiago foi mais do que suficiente para sair de Lousada como virtual Campeão. O último lugar do pódio foi assegurado por Leonel Sampaio (Citroën Saxo), consagrando uma jornada pautada pela regularidade.

Super 1600

João Ribeiro (Citroën Saxo) vence a derradeira final de Lousada e parte para a última prova do campeonato já como virtual Campeão entre os Super 1600. José Eduardo Rodrigues (Peugeot S1600), apesar de nas qualificações ter andado arredado das posições cimeiras, acabou por garantir “a prata”. O fecho do pódio foi garantido por Rogério Sousa (Ford Fiesta).

 Jorge Gonzaga (ASK EVO 18), na consagração, em casa, do título de 2019 voltou a impôr-se face à concorrência. Pedro Rosário (Semog Bravo), tal como aconteceu durante todo o fim-de-semana foi quem mais tentou contrariar o andamento de Gonzaga e assumiu o segundo lugar do pódio. Rui Nunes, também em Semog Bravo conseguiu nunca perder demasiado o contacto com os homens da frente e fechou o pódio de Lousada.

Pedro Marques (ASK EVO 2014) continua a comandar entre os Rookies.

 Super Buggy

Numa final de “faca nos dentes”, Nelson Barata (Power NB) acabou por fechar a jornada de Lousada no melhor lugar do pódio, uma conquista nada fácil de alcançar face a Mauro Reis (HSport TT), que acabou no segundo posto, apesar de entrado na última curva, antes da recta da meta, lado a lado com Barata.

Alexandre Durão (Toniauto) ainda chegou a medir forças com Ricardo Faria (Atmos Storm), mas o piloto do Atmos acabou por abandonar e Durão assumiu definitivamente o terceiro posto.

A derradeira jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy vai decorrer no fim-de-semana de 12 e 13 Outubro com o 45º Ralicross Sever do Vouga. Uma prova organizada pelo Vouga Sport Clube, que irá ditar os títulos ainda em aberto.