Santiago Ribeiro faz história no Karting português
Com apenas 13 anos de idade, e com apenas um ano e meio de experiência no Karting de competição, Santiago Ribeiro fez história no passado fim de semana, na quarta e última prova do IAME Euroseries, no circuito francês de Salbris. O jovem piloto português tornou-se o primeiro português a
vencer uma Pré-Final no ‘Europeu’ IAME e confirmou todo o seu potencial entre a elite europeia.
“O Santiago já tinha demonstrado tempos por volta muito promissores durante os treinos”, referiu Nuno Ribeiro, pai do jovem piloto português. “Como ele ainda tem muito pouca experiência, notava-se alguma falta de agressividade nas situações de corrida, mas até poderia ter conseguido o acesso direto à Final, se não fosse uma penalização que o atirou para o 19.º lugar numa das mangas de qualificação. Na corrida ‘second chance’, o Santiago conseguiu o 4.º lugar e fomos para a Pré-Final com uma jogada de risco, que foi a aposta em pneus de chuva. Metade do pelotão estava com pneus de chuva e a outra metade com pneus slick, o que fez com que na parte inicial, com a pista seca, a corrida ficasse completamente ‘partida’ em duas.
Felizmente para nós, começou a chover a sete voltas do final e o Santiago sente-se muito à vontade nestas condições. Ele começou a recuperar posições e muito tempo para os primeiros, até que chegou ao comando da corrida e conseguiu vencer. Foi, obviamente, uma emoção muito grande para um piloto tão jovem mas que tem trabalhado muito”, descreveu Nuno Ribeiro.
A vitória na Pré-Final deu a Santiago Ribeiro a pole-position para a grande Final, onde estavam os 34 melhores pilotos da prova, alguns deles a discutir o título do ‘Europeu’. “Obviamente que arrancar na frente de um pelotão tão extenso e onde estavam alguns dos melhores pilotos da Europa é uma pressão enorme. O Santiago perdeu algumas posições na primeira metade da corrida, principalmente por causa do nervosismo, mas a sete voltas do final fez-se um ‘click’, ele acalmou-se e começou a ultrapassar vários adversários até terminar no 19.º lugar, com a sétima melhor volta da Final. Foi sobretudo esta última fase da corrida que nos deixou muito satisfeitos e orgulhosos. Não há nada como a experiência de competir ao mais alto nível e o
Santiago saiu de França com outra confiança e com outro ritmo”, observou Nuno Ribeiro.
Maria Germando Neto também esteve em competição na categoria X30 Mini e conseguiu o 22º lugar final depois de uma penalização que não permitiu ir mais além.