Francisco Mora, Daniel Teixeira e Joaquim Santos campeões no TCR Ibérico
Com uma corria bastante acidentada, que teve a duração de apenas 4 voltas, terminou este domingo, no circuito de Portimão, a edição 2019 do TCR Ibérico que consagrou Francisco Mora (Veloso Motorsport/CUPRA), a nível absoluto, e Daniel Teixeira e Joaquim Santos (Bompiso Racing Team/Seat Leon), na classe DSG, como vencedores.
Se a questão do título absoluto, entre Mora e Vaks, parecia ter ficado decidida de forma prematura, quando o jovem estónio foi forçado a desistir, ao levar um “toque” de um adversário que deixou o Honda Civic impossibilitado de prosseguir, a interrupção da corrida com bandeira vermelha ao fim de quatro voltas baralhou a situação. Fora de prova, ao ser abalroado por um adversário ainda na formação da pré-grelha, já estava Gustavo Moura, devido aos danos sofridos na suspensão do Audi S3 LMS.
A entrada do safety car em pista na segunda volta foi necessária quando o Seat Leon de Joaquim Santos teve um princípio de incêndio, na sequência de um toque com o CUPRA de Manuel Sousa.
Lá na frente, Mora estava no primeiro lugar, pressionado por Mattias Vahtel (Honda Civic) e depois da interrupção da corrida, apenas com um tempo total de apenas 9m42s dos 20 minutos previstos, a mesma não foi retomada dada a impossibilidade de fazer cumprir o restante horário do European Le Mans Series. Apesar das dúvidas que então prevaleceram, os comissários desportivos decidiram, mais tarde, homologar a classificação. No último lugar do pódio terminou o russo Evgeniy Leonov (CUPRA) que deu mostras de uma boa evolução e no final apenas lamentava a curta duração da corrida…
“Creio que seria uma injustiça eu não ser o campeão, pois fui quem ganhou o maior número de corridas. Ontem tive azar, mas nesta segunda corrida bastava-me controlar o Vaks. Não ia ser fácil nesta pista aguentar o Honda Civic do Vahtel. Estou feliz com o título de campeão, que era o meu principal objetivo”, declarou Francisco Mora.
O título da classe DSG foi conquistado por Daniel Teixeira e Joaquim Santos, embora este último, com a missão de fazer a segunda corrida aos comandos do Seat Leon, não tivesse a sorte pelo seu lado, como já foi referido.
A edição 2020 do TCR Ibérico já se encontra em marcha, em termos de planeamento, tudo se conjugando para que surjam várias novidades, quer a nível de calendário quer de equipas participantes.
TCR Ibérico
Pilotos: 1º, Francisco Mora, 112 pontos; 2º, Robin Vaks, 103; 3º, Mattias Vahtel, 90; 4º, Gustavo Moura, 53; 5ºs, Daniel Teixeira e Joaquim Santos, 51
DSG: 1ºs, Daniel Teixeira e Joaquim Santos, 118 pontos; 2º, Gabriela Correia, 40
Equipas: 1º, ALM Honda Racing, 193 pontos; 2º, Veloso Motorsport, 152; 3º, Bompiso Racing Team, 51.