GT4 South European Series estreia-se em Portugal

As GT4 South European Series chegam a Portugal no próximo fim-de-semana, sendo o Autódromo Internacional do Algarve o palco e onde se esperam mais corridas intensas e emocionantes.
 
O PLATEU
A competição apoiada pela Betano inicia a sua “Tour Portuguesa” no próximo fim-de-semana e o traçado algarvio terá a honra de apadrinhar a estreia em solo luso da série organizada pela Race Ready com o apoio do SRO Motorsport Group.
 
O Autódromo Internacional do Algarve foi inaugurado em 2008 e rapidamente se assumiu como um dos favoritos entre os pilotos que o visitaram, graças às suas subidas e descidas abruptas, juntamente com curvas cegas, que premeiam os pilotos mais talentosos e temerários.
 
Ao longo da sua existência tem vindo a albergar inúmeras competições de índole internacional como é o caso da GP2 Series, A1 GP, Le Mans Series, Superleague Formula, European Le Mans Series, etc.
 
Foi também o palco de inúmeras sessões de testes de Fórmula 1 em 2008 e 2009, colocando-se rapidamente no mapa dos circuitos internacionais, sendo hoje um dos mais requeridos da Europa devido aos seus desafios.
 
Este ano, a pista situada nos arredores de Portimão alberga a primeira etapa portuguesa das GT4 South European Series, esperando-se que as quinze curvas ao longo do seu traçado de 4,692 quilómetros produzam mais duas corridas plena de emoções e incertezas.
 
A COMPETIÇÃO EM PISTA
Se o Autódromo Internacional do Algarve promete oferecer as condições necessárias para grandes provas, a lista de inscritos para a primeira ronda portuguesa garante um pelotão que ultrapassa a dezena de concorrentes e que promete lutas intensas pelas posições cimeiras do pelotão.
 
Na Pro-Am Cup o duelo entre o Mercedes-AMG GT4 de Miguel Cristóvão / Francisco Abreu e o Ginetta G55 GT4 de Mariano Pires / César Machado terá mais um episódio. Estas duas equipas lideram a classificação de pilotos, esperando que o duo do carro inglês apoiado pela ABM Grand Prix faça tudo para recuperar pontos, depois de um fim-de-semana de azares no Circuit de Barcelona – Catalunya.
 
Contudo, os grandes protagonistas da temporada terão uma oposição ainda mais forte, com a chegada de dois Mercedes-AMG GT4 da Bullitt Racing, equipa que tem vindo a disputar as GT4 European Series, tendo vitórias no seu palmarés. Um deles será dividido por Stephen Pattrick e Andy Meyrick, ex-piloto oficial da Bentley Motorsport.
 
O segundo carro da equipa será dividido por Ian Loggie, piloto que conta com vitórias na Blancpain Endurance Series e no British GT, e Callum Macleod, que ostenta na sua carreira títulos da European F3 Open e da Fórmula Ford Britânica, para além de participações no Intercontinental GT Challenge e no Blancpain GT Challenge.
 
Francisco Carvalho, que venceu ambas as provas de Barcelona na Am Cup, terá a companhia de Fábio Mota, que se estreia na competição. No entanto, a experiência do piloto de Vila Nova de Gaia, com passagens pelo GT4 European Trophy, Taça da Europa FIA de Carros de Turismo – ETCC, Campeonato de Portugal de GT, assegura competitividade ao duo do Porsche.
 
A Am Cup terá o Aston Martin Vantage AMR GT4 da Team Virage, dividido por C.O. Jones e Freddie Hunt.
 
C. O. Jones voltará às GT4 South European Series, depois de ter conseguido dois pódios em Jarama. Já Freddie Hunt – filho do Campeão do Mundo de Fórmula 1 de 1976, James Hunt – estará em estreia, mas a experiência que evidencia – participou nas GT4 European Series Northern Cup, Michelin Le Mans Cup, the V de V Endurance Series e NASCAR Whelen Euro Series – garante uma rápida adaptação.
 
A GTC Cup ostenta quatro concorrentes. A Ginetta monopoliza a classe, com a Tockwith Motorsports a inscrever três carros e a Plemar Sport um.
 
Na formação inglesa o destaque vai para a dupla habitual, Marmaduke Hall e Edward Moore, que tem vindo a impressionar ao longo da temporada, uma vez que se tem imiscuído na luta com carros mais recentes.
 
Contudo, a Tockwith Motorsports realizou uma forte aposta nas GT4 South European Series, com mais dois Ginetta G50 GT4 para duas duplas mistas. Num dos carros estará Jemma Moore e Callum Bradshaw que este ano deram nas vistas no Junior Saloon Car Championship.
 
O terceiro GT inglês será dividido por Moh Ritson e Sarah Moore, uma dupla que promete ser bastante competitiva na luta pela GTC Cup. O duo participou em 2019 no Britcar Endurance Championship, competição da qual a piloto é a Campeã em título. Sarah Moore foi também uma figura de proa das W Series, competição de monolugares dedicada a mulheres, concluindo a temporada no oitavo lugar em vinte concorrentes.
 
De Espanha vem a Plemar Sport que colocará em pista um Ginetta G50 GT4 para Juan Reina e Alberto Valverde. A formação do país vizinho conquistou pódios em Jarama e promete ser uma forte contendora na luta pelas posições cimeiras da GTC Cup.
 
A Tockwith Motorsports terá também a seu cargo a preparação do Porsche 911 GT3 Cup da Bespoke Racing Cars que participará na ronda do Algarve como convidado. Os pilotos serão Marcus Fothergill e Dave Benett, dois gentlemen drivers que são uma presença regular no Britcar Endurance Championship.
 
 
COMO VER
Como é habitual, ambas as corridas do fim-de-semana terão transmissão no Porto Canal, mas desta feita em diferido devido a compromissos anteriores da estação televisa. Assim, a primeira corrida será transmitida às 13h00 de domingo e a segunda na segunda-feira às 13h30. A transmissão através das redes sociais oficiais da competição será realizada em directo. A primeira prova terá o seu início 17h40 de sábado, dia 26 de Outubro, e a segunda às 17h10 de domingo, 27 de Outubro, Hora de Portugal Continental.