Prepare-se... Vem aí uma prova nacional automobilística só com viaturas elétricas
É um marco histórico nos ralis sem poluição: trata-se do Electric Rally, a Taça de Portugal Novas Energias AMAVE, que terá lugar entre os dias 25 e 27 de outubro.
O Vale do Ave vai ser o palco da primeira edição da Taça de Portugal de Novas Energias, destinada a veículos puramente elétricos ou carregados através de uma célula de combustível a hidrogénio.
A prova, com um percurso total de 222,35 quilómetros, repartidos por cinco etapas, contará com 52,159 quilómetros disputados em 14 sectores selectivos e percorrerá todos os cinco concelhos que integram a Associação de Municípios do Vale do Ave: Guimarães, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Vizela e Santo Tirso.
Organizada pelo Classic Clube de Portugal e com o apoio da AMAVE, esta nova competição reservada a viaturas de série será disputada na variante de regularidade, com setores seletivos de rampas, ralis e circuitos citadinos, nunca se solicitando o cumprimento de médias horárias superiores a 50 km/h.
São admitidos para a prova todos os condutores e navegadores, de ambos os sexos, possuidores da respetiva Carta de Condução válida em Portugal à data da competição e titular ou não de licença Internacional D ECO, Licença Nacional D ou Superior, válidas à data da competição, que incluem um seguro.
Esta competição está limitada à participação de 20 equipas concorrentes, cuja inscrição será considerada por ordem de chegada. A Taça de Portugal Novas Energias AMAVE pretende chamar a atenção para um caminho cada vez mais importante na descarbonização da mobilidade, ou seja, as denominadas ‘energias limpas’.
No final da prova a primeira equipa da Classificação Geral receberá o prémio da Taça de Portugal de Novas Energias. Os segundos e terceiros classificados da Classificação Geral, bem com os primeiros, segundos e terceiros associados da UVE da Classificação Geral serão igualmente premiados.