Hartogs/Nuthall voltou a impor-se na segunda corrida do Iberian Historic Endurance
O Ford GT 40 de Hartogs/Nuthall voltou a impor-se na segunda corrida do Iberian Historic Endurance que o Algarve Classic Festival proporcionou. A dupla Bastos Resende/Pais do Amaral foram os melhores entre os portugueses e subiram ao terceiro lugar do pódio, numa prova com o Safety Car a intervir no final da corrida.
A grelha de hoje do Iberian Historic Endurance resultava das classificações encontradas na corrida do dia anterior. Com o dia a acordar solarengo, o otimismo era elevado para todas as equipas e foi debaixo de sol que arrancou a segunda prova do fim-de-semana da competição mais charmosa da Peninsula Ibérica.
O Ford GT40 de Hartogs/Nuthall saiu da Pole Position e sem o outro Ford GT40 ao lado, que não compareceu, deixou livre o caminho ao Jaguar E-Type de Sautter/Newell que saía do quarto lugar, mas sem ninguém à frente. Os melhores portugueses eram Carlos Brízido/Pina Cardoso em Porsche 911 3.0 RS, que surgiam em quinto lugar, que tinham o potente Ginetta G10 de Guess/Hilliard à sua frente, no segundo lugar.
A partida lançada é dada e logo o Jaguar E-Type de Sautter/Newell surpreende todos e salta para a liderança. As primeiras voltas são efetuadas sem incidentes, mas logo se formam lutas interessantes. Carlos Barbot no seu Merlyn MK4 luta com o Porsche 911 3.0 RS de Zorrilla/Moreno e ainde vê envolvido o Ford GT40 brasileiro de Hartogs/Nuthall. O português Fernando Soares não quer ficar de fora e também leva o seu Porsche 911 3.0 RS a entrar na luta.
Thomas/Lockie no seu gigante e potente Ford Falcon lutam com o Porsche 911 2.3 ST, mesmo sendo de categorias diferentes, mas logo atrás vem o Marcos 1800 GT de Tice//Conoley a querer apanhar a primeira dupla, já que pertencem à mesma H-65.
Carlos Brizído/Pina Cardoso atrasam-se e vêem numa luta a três com o seu Porsche 911 3.0 RS a liderar outro Marcos 1800 GT de Hamilton/Vermast trazendo também o rápido Ford Escort RS 1600 de Ferreira/Carvalho.
Enquanto o elegante Jaguar E-Type azul celeste ganha terreno na frente com um andamento impressionante, Bastos Rezende/Pais do Amaral ganham a segunda posição e aproveitam o trio atrás de si na luta para ir fugindo e ir liderando a categoria H-71. O trio é liderado pelo Ford GT40 de Hartogs/Nuthall, que são os melhores da H-GTP, seguido pelo potente Ginetta G10 de Guess/Hilliard da mesma categoria e o Porsche 911 3.0 RS de Zorrila/Moreno, que são os segundos da H76. Fernando Soares de Porsche 911 3.0 RS atrasa-se nesta luta e tem que se preocupar com o Merlyn MK4 de Carlos Barbot, ambos terceiros das suas categorias.
Os portugueses Nogueira/Cruz, no seu Ford Escort MKI mantêm uma acesa luta com o Jaguar E-Type alemão de Robert Frowein, dois Porsche 911 SWB, um do francês Michel Mora e da dupla britânica Hutson/Monk. O Ford Falcon de Thomas/Lockie, sem capot, visita as boxes e o
Porsche 911 3.0 RS de Brízido/Pina Cardoso cumpre um "Drive Through" por excesso de velocidade nas boxes.
Nos Gentleman Drivers, o dinamarquês Pale Paderson lidera com o seu Ginetta G10 e segue com os seus compatriotas Rolner em Porsche 911 SWB no segundo posto, já que o terceiro é o francês Michel Mora que vem entretido numa luta mais atrás.
Esta é a classificação antes da abertura da janela de tempo para a paragem nas boxes, onde se gera sempre muita confusão. Depois deste período de entradas e saídas nas boxes, o líder é o suspeito do costume, o Jaguar E-Type de Sautter/Newell, que lidera também a categoria H65, mas rapidamente o Ford GT40 com a dupla Hartogs/Newall, que luta pela categoria H-GTP, inicia um excelente segundo turno para ir buscar a liderança. O Porsche 911 3.0 RS de Bastos Rezende/Pais do Amaral lideram a categoria H-76 e seguem num excelente terceiro lugar, sendo os melhores portugueses em prova.
Na categoria H71, o líder é Alexis Raoux, que vem na 11ª posição com o seu, Porsche 911 2.3 ST, enquanto o Ford Escort de Ferreira/Carvalho luta com o BMW 2800 CS de Luís Sousa Ribeiro pela segunda e terceiras posições.
Nos Gentleman Drivers, é agora o Porsche 911 SWB do dinamarquês Rolner quem lidera, depois da queda na classificação do Ginetta G4 que a liderava e que agora animava uma luta com o Lotus Elan dos portugueses Guimarães/Melo, mas tem que se preocupar com outro Porsche SWB de Hudson/Monk que está em luta direta.
Só não deu mais espetáculo para ver porque o Safety Car entrou em pista a quando faltavam pouco mais de 10 minutos para o final da prova e demorou bastante tempo a sair.
Quando o Safety Car sai de pista, há ainda tempo para uma volta, mas o primeiro lugar já não foge ao espetacular Ford GT40 de Hartogs/Nuthall (1º da H-GTP) só que quando o Ginetta G10 de Guess/Hilliard corta a meta em segundo lugar, recebe uma penalização por ter parado nas boxes para troca de piloto fora de tempo. Feitas as contas, o segundo é mesmo o Porsche 911 3.0 RS de Bastos Rezende/Pais do Amaral (1º da H76), que corta a meta sem gasolina, literalmente à vela. Em terceiro fica o bonito Jaguar E-Type britânico que vence também a categoria H65. Carlos Barbot fica assim com a segunda posição da categoria H-GTP no seu sempre exótico Merlyn MK4.
Na categoria H76, os segundo e terceiros lugares do pódio vão para Fernando Soares e para a dupla espanhola Zorrilla/Moreno respetivamente, ambos em Porsche 911 3.0 RS.
Na categoria H71, o vencedor foi Alexis Raoux no seu Porsche 2.3 ST e acaba por ser secundado pela dupla alemã Oldendorf/Monroy em Alfa Romeo GTAm e em terceiro o Porsche 911 2.5 S/T de José Carvalhosa, com o Ford Escort de Ferreira/Carvalho a desistir e Gutierrez alvo de uma penalização por velocidade no Pitlane.
Nos Gentleman Drivers, o pódio tem a curiosidade de ser preenchido apenas por Porsche 911 SWB. A terceira posição é obtida pelos portugueses Nunes/Dal Maso e no segundo lugar ficam os britânicos Hutson/Monk, sendo o primeiro lugar para o dinamarquês Lars Rolner.
O Iberian Historic Endurance regressa agora para os 250Km do Estoril nos dias 22 e 23 de novembro.