Resultados da qualificação do Iberian Historic Endurance no Algarve
Com 46 carros na grelha e muito movimento na pista foi o Ford GT40 da dupla alemã Nolte/Funke a realizar o melhor crono na qualificação para a prova de amanhã no Autódromo do Algarve. Como melhores portugueses está a dupla Bastos Rezende/Pais do Amaral em Porsche 911 3.0 RS, a ocupar o quarto lugar da grelha.
Arrancou esta sexta-feira a décima edição do Algarve Classic Festival, com o sol algarvio a despertar para abrilhantar as preciosidades que se puderam ver em pista. Com quase 50 carros a disputar os melhores tempos nas tabelas de classificação, foi a dupla Nolte/Funke, num fantástico Ford GT40, a conseguir a Pole Position para a partida de amanhã do Iberian Historic Endurance e, por conseguinte, a ser a líder da categoria H-GTP & Sports Cars. No segundo lugar da grelha vai estar o igualmente impressionante McLaren M1B, comandado por Richard McAlpine e no terceiro posto surge mais um Ford GT40, desta feita com o brasileiro Hartogs e o britânico Nuthall atrás do volante, que são segundos da categoria H-GTP & Sports Cars. A melhor dupla portuguesa é Bastos Rezende/Pais do Amaral com o sempre rapidíssimo Porsche 911 3.0 RS, a ocupar um excelente quarto lugar, sendo também a líder da categoria H-1976. O quinto posto coube ao elegante Jaguar E-Type com Sautter/Newall, que são também os primeiros da categoria H-1965, tendo na sexta posição o fantástico Lotus Elan S1 do britânico Andrew Haddon, que é também segundo da mesma categoria. Em sétimo vem o espetacular Ginetta G10 de Guess/Hilliard, sendo os terceiros da categoria H-GTP & Sports Cars.
Em relação aos portugueses em prova, os segundos melhores são Carlos Brízido/Pina Cardoso em Porsche 911 3.0 RS, que saem da nona posição da grelha, em terceiros da categoria H-1976, com os espanhóis Carlos Zorilla/Moreno em carro idêntico á sua frente a roubarem não só uma posição na partida, como a posição da categoria. Martinez e Fuster, também num Porsche 911 3.0 RS fecham o top ten desta fantástica grelha.
O décimo primeiro posto da grelha será ocupado pelo bem preparado Ford Escort RS 1600 da dupla portuguesa Ferreira/Carvalho, que são os primeiros da categoria H-1971. O Lotus Elan dos portugueses Alexandre Guimarães e Manuel Melo são os segundos na grelha da mesma categoria e ocupam a 14ª posição, enquanto o espanhol Antonio Gutierrez é o terceiro da H-1971 e vai sair da 16ª posição, com o Marcos 1800 GTS de Tice/Conoley á sua frente, que são os terceiros da categoria H-1965.
Nos Gentleman Drivers, o líder da categoria vai sair do 31º lugar da grelha, com a dupla britânica a impressionar pelo seu andamento no Mini Cooper S. Atrás de si sai uma das relíquias da grelha e um estreante nas competições do Iberian Historic Endurance, com o dinamarquês Thorkild Stamp aos comandos de um raro Porsche 904/6. O segundo dos Gentleman Drivers é mais uma dupla dinamarquesa, Lars Rolner e Andreas Rolner em Porsche 911 SWB. Logo atrás está mais um Porsche 911 SWB, desta feita do francês Michel Mora, que é o terceiro da categoria.
Amanhã, o Iberian Historic Endurance vai para a pista às 14h55, onde não faltarão inúmeros motivos de interesse para ver em competição como o sempre cativante Merlin MK4 de Carlos Barbot, o gigante Ford Falcon da dupla inglesa Thomas/Lockie ou o pequeno Ginetta G4 do dinamarquês Palle Pedersen. No domingo haverá nova corrida às 13h50, com a grelha a ser composta com os resultados obtidos na corrida de sábado.
Diogo Ferrão, responsável pela organização, destaca que "o facto de termos nesta competição aqui no Algarve inscritos que vêm de mais de 10 países diferentes, revela bem a internacionalização que a prova já conseguiu alcançar. Felizmente o clima ajudou bastante, o que ajuda a desfrutar das relíquias que o público pode apreciar. Ficamos muito felizes que ano após anos a nossa grelha continue a receber fantásticas equipas e carros de várias nacionalidades, que é o que faz a nossa grelha ser realmente única."