22 Equipas e uma surpresa serão as estrelas do Rali de Loulé

São 22 as equipas que irão marcar presença em mais uma edição do Rali de Loulé, uma das provas mais icónicas do Campeonato Sul de Ralis (CSR) e que marca o arranque desta competição nesta temporada de 2020. A ação começa no dia 14 de Março, sábado, com a chegada dos concorrentes ao Ameixial, onde ficará localizada a base da prova, para procederem aos reconhecimentos das classificativas e às verificações administrativas e técnicas. No dia 15 terá lugar a parte competitiva durante a parte da manhã, onde serão disputados dois seletivos s troços de terra delineados na serra do Caldeirão, nas freguesias de Ameixial (zonas aconselhadas ao público em Corte de Ouro e Besteiros) e Salir (zonas aconselhadas ao público na Cortelha e Barrigões), ambos feitos por duas vezes. Ao início da tarde os mais rápidos e os sobreviventes serão consagrados no pódio final da prova, sito no Ameixial, junto à Escola e à EN2.

Entre os candidatos à vitória, se se repetir a tendência competitiva de 2019, a luta deverá ser entre Carlos Martins e Fernando Peres, 2º e 3º classificados na última edição do CSR, com João Bica, Ricardo Filipe e Nuno Venâncio a estarem de olho no lugar mais baixo do pódio ou mesmo numa  surpresa mais altamente, todos eles ao volante de Mitsubishi Lancer. No campo das viaturas com duas rodas motrizes, que este ano têm o seu campeonato próprio dentro do CSR, as atenções estão viradas para João Monteiro (Toyota Corolla), vencedor entre estas viaturas na edição do ano passado deste rali, Filipe Silva e o regressado Marco Ferreira, ambos em Citroen Saxo. Nota ainda para duas viaturas de tração traseira, o BMW Compact de Paulo Anselmo e o Ford Escort MkI de Pedro Franco, com o espetáculo inerente às derrapagens tão comuns nestes veículos. E ainda uma surpresa que será do agrado dos adeptos de ralis do sul e que será revelada mais perto da data nas redes sociais do Clube Automóvel do Algarve.

Sendo uma das provas mais antigas e carismáticas do calendário desta competição, o Rali de Loulé tem na presente edição a particularidade de ser a primeira prova em exclusivo do Campeonato Sul de Ralis a obter o selo de “Ecoevento” por parte da Algar, que se traduzirá na cedência aos concorrentes de material de recolha do lixo por eles produzido, assim como na colocação de contentores para lixo diferenciado nas zonas aconselhadas ao público.