6 perguntas a... Clube Motorismo de Setúbal

6 perguntas ao... Clube Motorismo de Setúbal

O nosso Associado, o Clube Motorismo de Setúbal, tem tido um papel bastante ativo no combate ao novo Coronavírus - Covid 19. Com a atividade desportiva suspensa, a solidariedade tem sido ponto de ordem. Quisemos saber como estão a lidar com toda esta situação e o que têm feito nestas últimas semanas.

1. De que modo é que esta pandemia, que levou ao adiamento das provas desportivas, vai alterar o futuro do desporto automóvel nacional?

No nosso entender, clubes e praticantes não irão fazer grandes alterações num futuro mais longínquo, sendo que num futuro próximo, poderão haver alguns projetos que possam vir a ser anulados, algumas empresas e mesmo autarquias, poderão não conseguir dar continuidade aos apoios inicialmente prometidos, o que é compreensível devido à atual situação pandémica nacional e mundial.

2. Que envolvimento tem tido o Clube no combate à pandemia na comunidade em que está inserido?

O CMS – Clube de Motorismo de Setúbal, lançou uma campanha de angariação de fundos para aquisição de material hospitalar a ser oferecido aos hospitais da comunidade onde está inserido, tendo-se associado posteriormente ao Movimento Tech4Covid19 onde foram angariados cerca de 200.000€ e utilizados para importar diverso tipo de material de segurança hospitalar, sobre esta petição, qualquer pessoa consultar o relatório de transparência  no site da GoParity, petição que foi  autorizada pelo Ministério da Administração Interna e em coordenação com a Direção Geral de Saúde na sua distribuição. Participámos também na entrega de material ao Hospital Garcia da Orta e continuaremos a ajudar enquanto houver alguém a precisar.


3. O que é que o Clube tem feito neste período de confinamento?

Neste período de confinamento, o CMS – Clube de Motorismos de Setúbal tem-se dedicado aos projetos que tinha para 2020, projetos mais distantes no ano onde só após a Rampa Pêquêpê Arrábida daríamos inicio aos trabalhos mais pormenorizados, preparando os cadernos de encargos a apresentar, para quando chegar a altura certa, retificando orçamentos de forma a ir de encontro à atual situação económica e acompanhando alguns sócios que se querem iniciar na competição automóvel, pouco mais conseguimos fazer devido ao recolher voluntário a que nos sujeitámos.

4. Atualmente, e agora por maioria de razão, fala-se muito do SimRacing. Acham que esta é uma modalidade que pode ganhar espaço no nosso desporto?

Não temos ainda opinião formada a este respeito, e não é de momento uma opção para o Clube.

5. Acham que o convívio social futuro, vai ser diferente do atual ? Vamo-nos passar a comportar de forma diferente?

Acreditamos que o comportamento social atual - antes da pandemia - é saudável, a forma como os envolvidos no automobilismo se comportam é acima da média, comparado com outros desportos de massas, não nos parece que haverá muitas mudanças, claro que numa fase inicial haverá acima de tudo saudades de estarmos juntos, para o CMS que se considera um Clube de afetos para com os seus sócios e participantes nas nossas iniciativas, será o regresso aos mesmos abraços, aos mesmos sorrisos e à mesma forma de receber. Esperamos não ter de alterar a forma de como somos felizes, e como é importante para nós a proximidade com todos de quem gostamos e que gostam de nós.  

6. Alguma mensagem que queiram deixar?

Desejamos a todos votos de muita coragem! "Não há desgraça alguma em começar tudo de novo, em geral, é apenas uma nova oportunidade" Mantenham-se em segurança para que possamos voltar TODOS!