Armando Carvalho continua imbatível!

O piloto do Mitsubishi Evo V dominou de fio a pavio o Rali de Castelo Branco, numa prova em que Daniel Pereira e Rui Silva Santos reclamaram, respetivamente, o 2º e 3º lugar no CCR, dando novo pódio completo aos pneus KUMHO. Isaac Portela saiu por cima no duelo aceso que foi travado na Divisão 2, chegando ao primeiro triunfo da época.

Um ponto de ordem antes de dissecarmos a parte competitiva da presença do 3º Desafio Kumho Portugal no rali de Castelo Branco.

É de toda a justiça começar por realçar que estiveram no evento albicastrense três dezenas de equipas com pneus KUMHO, o que correspondeu a 30% dos participantes. Notável a forma como, cada vez mais, os pneus KUMHO são a opção tomada pelos pilotos portugueses

Pelo andar da carruagem, a pergunta que mais se fará no Desafio Kumho Portugal e no CCR é “quem parará Armando Carvalho?!”

2020 poderá vir a ser o ano da consagração do piloto. Navegado pela sua fiel “escudeira” Ana Santos, o piloto do Mitsubishi EVO V está a revelar uma rapidez que, pelo menos até ao momento, tem sido impossível de contrariar pelos seus fortes opositores.

No rali albicastrense, venceu as 5 especiais do programa e concluiu a prova com 57,6 segundos de vantagem sobre o mais direto adversário, consolidando de forma clara a liderança do CCR, dos Desafios KUMHO ASFALTO e CENTRO e tornando-se assim o primeiro líder do Desafio KUMHO SUL, que arrancou neste rali.

“Foi um fim-de-semana muito difícil devido ao imenso calor que se fez. Os nossos objetivos eram garantir a liderança do campeonato, mesmo que não fosse obrigatório vencer a prova, mas conseguimos a vitória e assim cimentar a nossa liderança nos Desafios KUMHO e no CCR”, afirmou o piloto no final.

Atrás e si, a história da luta pelos outros dois lugares dos pódios Divisão 1 KUMHO e Geral do Campeonato Centro de Ralis, parecia tirada a papel químico já que, Daniel Pereira (Mitusbishi Carisma GT) e Rui Silva Santos (Subaru Impreza) foram sempre, respetivamente, 2º e 3º da tabela de tempos, ao longo de todas as especiais, terminando logicamente nessa ordem, no final.

Um excelente resultado de conjunto para a Domingos Sport que colocou 3 carros preparados por si nos lugares cimeiros KUMHO e do CCR.

Vindo de terras algarvias, Rui Rijo assinou uma excelente estreia entre os KUMHO, colocando o seu Mitsubishi EVO VIII MR no 4º posto, num rali que desconhecia por completo. O seu andamento e o resultado provam que há que contar com ele no Desafio KUMHO SUL.

Quinto lugar para Paulo Correia. Um a vez mais, o piloto do Renault Twingo R2 assinou uma excelente exibição e voltou a consegui um resultado muito positivo, amealhando preciosos pontos para a tabela da Divisão.

O 6º lugar foi a recompensa que o jovem Eduardo Santos obteve depois de um rali que se transformou num autêntico calvário. De início a fim, o Subaru Impreza que tripulou revelou debilidades que condicionaram sempre o seu andamento.

Paulo Ferraz levou o seu Subaru Impreza ao 7º lugar, depois de superar todas as armadilhas do percurso, jogando na regularidade para, finalmente, concluir um rali, depois de várias desistências inglórias no passado.

Estreante absoluto, Joaquim Rodrigues (Ford Fiesta R2T) efetuou uma prova tranquila, premiada com o 8º posto na Divisão.

Atrás de si, quedou-se Nuno Mateus. O representante KUMHO na luta entre os Clássicos teve um rali para esquecer, cheio de problemas no Mitsubishi EVI IV, que ditaram o seu afastamento dos lugares cimeiros, como lhe é habitual.

Na 10 º posição, concluiu este duro rali o Subaru Impreza de José Batista, que logrou ultrapassar todas as vicissitudes e marcar pontos.

 

Isaac Portela triunfa na Divisão 2

 

Com 3 “galos” separados por menos de meio minuto no final, dá para perceber que, uma vez mais, a luta pela primazia no “capoeiro” da Divisão 2 KUMHO foi acesa.

Issac Portela (Citroen C2), Fábio Santos (Citroen Saxo) e Pedro Silva (Peugeot 206 Gti) protagonizaram um duelo musculado pela primazia entre os 2R2L KUMHO, dando bem conta da forte competitividade que aqui se vive.

Líder desta divisão à partida, após a sua vitória na Bairrada, Fábio Santos venceu a primeira especial, saltando para o comando, mas Isaac Portela esperou pelo segundo dia para subir a fasquia e revelar um andamento tão forte que foi demasiado para a concorrência.

O piloto do Citroen C2 venceu as 4 especiais da 2ª jornada, recuperando paulatinamente o prejuízo de cerca de 12 segundos que trazia da PEC 1 e chegando ao comando da prova na penúltima classificativa, não mais o largando.

Fábio Santos acabou por garantir o 2º lugar e assim manter a liderança da Divisão nos Desafios KUMHO CENTRO e ASFALTO, enquanto Portela é assim o primeiro líder do Desafio KUMHO SUL.

A jogar em casa, Pedro Silva esteve sempre perto dos outros dois contendores pela vitória, mas acabou por ter de se contentar com um excelente 3º lugar final, prémio justo para a consistência do jovem de Vila Velha de Rodão.

Outro Peugeot 206 levou Frederico Monteiro ao 4º lugar final, enquanto Hélder Cordeiro (Ford Escort MKII) realizava uma magistral exibição, sendo o melhor “tração traseira da prova”, num traçado com asfalto sempre cheio de terra, o que só releva a sua condução.

Mais oito equipas desta Divisão KUMHO lograram terminar o duro rali.

Viana Martins (Renault Clio 2.0 Cup) veio desde o Algarve para assegurar um positivo 6º posto, tendo logo atrás de si Filipe Silva, em Citroen Saxo VTS.

O top 10 ficou completo com as presenças de Vítor Gomes (Peugeot 206 Gti) e de Filipe Abrantes (Citroen C2 R2), respetivamente 9º e 10º, cabendo a Paulo Santos colocar o seu Peugeot 206 no 11º posto, enquanto Pedro Antunes conduzia o seu BMW E30 ao 12º lugar e Nuno Serôdio, a braços com um rali carregado de problemas, se quedava pelo 13º posto.

 

A próxima prova do 3º Desafio Kumho Portugal será a sul. Albufeira receberá a abertura de época do Campeonato Sul de Ralis e será a 2ª jornada do Desafio KUMHO SUL e a 3ª do Desafio KUMHO ASFALTO.