Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300, Clássicos e Legends arranca no Algarve

A Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos (ANPAC) está pronta para a realização da primeira jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, Clássicos 1300 e Legends, que se vão realizar já nos próximos dias 18 e 19 de julho no Autódromo Internacional do Algarve (AIA). Com uma lista de inscritos com mais de 45 pilotos nas três disciplinas, a ANPAC congratula-se com a resposta dada pelos associados e outros pilotos numa época complicada. A primeira jornada da velocidade nacional conhece algumas novidades, nomeadamente, a passagem da promoção do Open de Velocidade by Michelin para a Prime Promotions.

Recordando que a ANPAC é a Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos, a associação não hesitou, porém, em deitar a mão para salvar a velocidade nacional numa altura em que o risco da modalidade desaparecer era real. Assim, a ANPAC assumiu a promoção do Campeonato de Portugal de Velocidade, mudando para uma regulamentação mais ampla e tendo, de forma clara e sem falsas modéstias, salvo as provas em pista. Cumprida essa missão com brilhantismo, a ANPAC, de forma humilde, volta a focar-se nos seus objetivos, destacar e promover a competição de automóveis clássicos, deixando a promoção do Open nas mãos experientes da Prime Promotions e do AIA.

Outra novidade, esta devido à pandemia de Covid-19, serão as apertadas regras de segurança sanitária que vão estar implementadas no Autódromo Internacional do Algarve (AIA). Regras que a ANPAC já fez chegar a todos os intervenientes e que plasmam aquilo que a DGS e a FPAK recomendam em vários documentos oficiais. Recordamos que o não cumprimento das regras de segurança sanitária poderá ser alvo de sanções imediatas (expulsão das instalações do circuito) e a longo prazo (sanções federativas). Tem a ANPAC a missão de fazer cumprir essas regras nas competições por si promovidas e por isso apelamos de forma franca a todos que utilizem as máscaras faciais sempre e durante todo o tempo que se desloquem para fora da sua box, que não excedam o limite de pessoas que podem estar juntas, mantenham a distância social de dois metros, sempre que possível, e que se contenham nos festejos.

João Macedo Silva, presidente da ANPAC: “Vamos, finalmente, começar a competição o que é muito gratificante, pois sentíamos a impaciência de todos com esta inatividade forçada. A ANPAC tudo fará para que a segurança sanitária seja cumprida e que possamos, todos, ser um exemplo de como se pode competir sem colocar em causa a segurança sanitária nem contribuir para focos de Covid-19. Não posso deixar de manifestar a tremenda satisfação que nós na ANPAC sentimos pela adesão dos pilotos nesta época de incerteza, deixando-me a mim e aos membros da direção da ANPAC felizes por termos tomado a decisão de nos focar nos clássicos. Isto, depois da nossa associação ter salvo, sem falsas modéstias, a velocidade, com a promoção do Open evitando que a competição simplesmente acabasse. Cumprida essa missão, na minha ótica, com nota máxima, está na hora de humildemente voltarmos ao nosso ‘core business’, os seja, os nossos amados clássicos.”