Paulo Sousa dominou Racing Weekend de Braga no que toca aos Legends

Dominador comum aos dois dias de competição do ANPAC Racing Weekend realizado este fim de semana no Circuito Vasco Sameiro, foi o muito calor experimentado no traçado minhoto. Foi debaixo de forte canícula que o pelotão do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends realizou as duas corridas do programa da competição.

Com a espetacular cifra de 28 carros em pista, animação foi palavra de ordem ao longo das duas corridas de 17 voltas cumpridas ao traçado de 3,021 km, com lutas pela vitória em praticamente todas as classes.

Na classificação à geral, uma surpresa com a vitória de Paulo Sousa (BMW M3 E30) na primeira corrida, na frente de Manuel Fernandes (BMW 320d), depois deste ter rubricado a “pole position” para esta primeira corrida graças a uma volta canhão já no final da sessão cronometrada.

A pressão de Paulo Sousa acabou por levar o BMW 320d de Manuel Fernandes a assumir protagonismo e a  decidir a corrida: um sobreaquecimento levou o piloto de Vila Real a dosear o andamento, perdendo o primeiro lugar para salvar o propulsor do carro germânico. A luta pela vitória não contou com Miguel Monteiro (Volvo 850 T5) que optou por preservaru um excelente terceiro lugar final.

Contas feitas, Paulo Sousa (BMW M3 E30) venceu a corrida e a categoria Livre, enquanto António Barros (BMW M3) ganhou entre os L99. Nos L99-2000, o melhor foi Tiago Ribeiro (Honda Integra Type R), nos L90 ganhou Rui Garcia (BMW M3), enquanto que nos L90-1300 e L90-2000, foram Nelson Silva (Peugeot 205 Rallye) e Hugo Branquinho (Honda Integra Type R), respetivamente, a vencer. Finalmente, o BMW 635 CSI de Pedro Oliveira ganhou nos L85 e rubricou a volta mais rápida da corrida com 1m23,997s, enquanto nos Feup 2 e 3, primeiro lugar, respetivamente, para Rui Silva (Fiat Punto) e Gustavo Moura Jr. (Alfa Romeo 156).

O espetáculo e a emoção não faltaram à chamada para a segunda corrida a contar para os Legends. Os protagonistas foram os mesmos: Paulo Sousa e o seu BMW M3 e o BMW 320d, agora pilotado por Hugo Mestre. O piloto do M3 E30 soube manter, uma vez mais, forte pressão sobre o BMW 320d que, certamente, magoado com os problemas de aquecimento da primeira corrida, voltou a ceder, numa imagem a papel químico da primeira manga. Porém, os sortilégios de que o desporto automóvel é fértil, voltou a virar o jogo e, contas feitas, Hugo Mestre ganhou a corrida, cabendo o papel de protagonista ao BMW M3 de Paulo Sousa, que fez birra e deixou apeado o seu piloto.

Miguel Monteiro (Volvo 850 T5) soube estar no momento certo e na altura certa para recolher o troféu do segundo lugar, seguido de Tiago Ribeiro (Honda Integra Type R) a fechar o pódio.

No que toca às categorias, Hugo Mestre (BMW 320d) venceu a corrida e a categoria Livre, enquanto António Barros (BMW M3) ganhou entre os L99. Nos L99-2000, o melhor foi Tiago Ribeiro (Honda Integra Type R), nos L90 ganhou Rui Garcia (BMW M3), enquanto que nos L90-1300 e L90-2000, foram Nelson Silva (Peugeot 205 Rallye) e Hugo Branquinho (Honda Integra Type R), respetivamente, a vencer. Finalmente, o BMW 635 CSI de Pedro Oliveira ganhou nos L85, enquanto nos Feup 2 e 3, primeiro lugar, respetivamente, para João Sousa (Fiat Punto) e Gustavo Moura Jr. (Alfa Romeo 156).

O Campeonato de Portugal de Velocidade Legends está de regresso nos dias 6 na 8 de novembro no Autódromo Internacional do Algarve.